BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

quinta-feira, 31 de março de 2011

Comunicado Importante aos Pacientes

Endocrinologista Rio de Janeiro Botafogo Zona Sul RJ - Dra. Luciana Spina - (21) 2103-1500 Na próxima quinta-feira, dia 7/4, comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Mas, nesta data também ocorrerá por parte dos médicos uma paralisação no atendimento às seguradores e planos de saúde.

Já há algum tempo os médicos vem se submetendo a uma baixa remuneração de consultas e procedimentos pelos planos de saúde, muitas vezes atrasando o pagamento e glossando (suspendem o pagamento) sem ao menos avisar aos médicos.

Há uma enorme burocratização do processo de preenchimento das guias e envio de faturas, e muitas vezes não há transparência por parte das operadoras de saúde. Não existe periodicidade, nem critério de reajuste dos valores remunerados nos contratos. Alguns convênios estão há anos sem reajuste, o que não é a realidade de um custo de consultório onde contas a pagar só aumentam.

Os convênios acabam interferindo na conduta do médicos, quando por exemplo estipulam o prazo para retorno de consulta ou não autorizam determinado procedimento médico. Quem perde com isso são os pacientes. Cada vez menos médicos tem interesse em se credenciar a planos de saúde.

Muitos estão abandonando os planos que pagam pouco. Resultado: dificuldade do paciente em agendar uma consulta, muitas vezes com meses de espera. Sem falar no tempo cada vez mais reduzido da consulta.

Essa paralisação tem como objetivo mobilizar a sociedade e os órgão competentes visando a valorização do ato médico. A princípio a população pode se sentir prejudicada com essa paralisação, mas na verdade estará ganhando com isso. A satisfação do médico refletirá numa consulta com mais qualidade.

A paralisação será de apenas um dia. Os atendimentos de urgência e emergência não serão suspensos e os pacientes que desejarem serem atendidos impreterivelmente nesse dia poderão pagar pela consulta. A população deve entender nosso motivos e nos apoiar nessa reivindicação tão
justa!

Drª Luciana Spina

segunda-feira, 28 de março de 2011

Os perigos da obesidade e do sedentarismo

Endocrinologista Rio de Janeiro Botafogo Zona Sul RJ - Dra. Luciana Spina - (21) 2103-1500 Lembre-se! Manter a forma, poderá salvar sua vida.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Conheça os benefícios da semente de linhaça na alimentação

Endocrinologista Rio de Janeiro Botafogo Zona Sul RJ - Dra. Luciana Spina - (21) 2103-1500

Alimento é rico em ômega 3 e 6, além de apresentar proteínas, vitaminas e minerais


A linhaça é rica em ácidos graxos essenciais, mais conhecidos como ômega 3 e ômega 6. Estes ácidos graxos auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares reduzindo o LDL (colesterol ruim) e impedindo seu acúmulo nas artérias. Na composição da semente de linhaça também estão presentes proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. Por isso, auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer; melhora o funcionamento intestinal, contribui para a estabilidade da glicemia em diabéticos e possui propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento celular.

A linhaça é a semente do linho. É usada há mais de 5000 anos e hoje é considerado um alimento funcional devido aos seus conhecidos benefícios para a saúde. Dela se extrai um óleo de grande valor nutricional e na prevenção de doenças.

A semente moída traz mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca resistente, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil de quebrá-las é passá-las em um processador ou liquidificador usando apenas a tecla pulsar para que não vire pó e perca as funções de fibra. Depois, guarde-as em refrigerador, fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturados a cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. As sementes também podem substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

Não existem diferenças nutricionais entre a semente de linhaça marrom e a dourada, porém, a linhaça marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido (o que freqüentemente exige o uso de agrotóxicos) e possui uma casca mais resistente. A semente dourada é plantada em regiões frias, cultivada de forma orgânica e seu sabor geralmente é mais suave do que o da marrom.

O óleo de linhaça é extraído da semente inteira, usando métodos de extração a frio, desenvolvidos especialmente para este fim. O produto obtido pode ser comercializado de duas formas: engarrafado, para ser usado em saladas ou pratos frios ou em cápsulas gelatinosas, utilizadas como suplementação de ômega 3. É importante ressaltar que algumas propriedades funcionais da linhaça são encontradas na casca e, portanto não estão presentes quando somente o óleo é ingerido.

Recomenda-se de uma a duas colheres (sopa) de semente de linhaça ao dia. Deve-se evitar o consumo excessivo devido ao seu conteúdo calórico (cada colher de sopa tem aproximadamente 66 calorias) e pelo risco de interferir na absorção de outros nutrientes. Para facilitar a adaptação e digestão, recomenda-se que a inclusão da linhaça na alimentação diária seja gradativa.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Convite aos pacientes para participar do programa “Alternativa Saúde” do Canal GNT

Endocrinologista Rio de Janeiro Botafogo Zona Sul RJ - Dra. Luciana Spina - (21) 2103-1500

Queridos pacientes!
Recebi um convite para participar do Programa Alternativa Saúde, do canal GNT. Eles estão procurando pessoas com diabetes, hipertensão arterial e hipotiroidismo, na faixa de 25 a 50 anos, para serem entrevistados. Quem tiver interesse pode se inscrever no site da GNT. Conheço o Programa, é bem legal, eles acompanham a rotina da pessoa e abordam vários aspectos de saúde.

Abraços!

Clique aqui para participar

quinta-feira, 17 de março de 2011

domingo, 13 de março de 2011

Polêmica sobre suspensão dos remédios para emagrecer

Endocrinologista Rio de Janeiro Botafogo Zona Sul RJ - Dra. Luciana Spina - (21) 2103-1500
A intenção da ANVISA de proibir a venda dos remédios para emagrecer, como a sibutramina, alegando que não reduziam o peso e que seus possíveis efeitos-colaterais suplantariam os benefícios, gerou muita polêmica.
 A obesidade é uma doença crônica, grave, originada por múltiplos fatores orgânicos e ambientais, que é a causa de várias outras condições, como o diabetes, a hipertensão arterial e o aumento de colesterol, que por sua vez podem resultar em complicações cardiovasculares severas, como o infarto. Assim, a obesidade precisa ser tratada com seriedade e muitas vezes com medicação.
Os remédios para emagrecimento que existem atualmente quando bem indicados e usados corretamente, raramente apresentam problemas.
Os efeitos-colaterais geralmente são bem tolerados e costumam desaparecer apos as primeiras semanas de uso. Os mais frequentes são boca seca, insônia, dor de cabeça, ansiedade e taquicardia.
Não deveria haver proibição dessas medicações e sim uma prescrição adequada e ética com um bom controle e fiscalização da comercialização. Os estudos que levaram à proibição da substância na Europa foram feitos em pacientes com problemas de saúde, que pelas orientações da bula nem deveriam ter sido medicados.
Proibir o uso de medicações que auxiliam a perda de peso restringe a liberdade do indivíduo que necessita do medicamento e do médico que pratica uma medicina ética e com critérios.
A sibutramina, assim como os outros medicamentos usados para emagrecer estão no mercado há muitos anos e são de grande utilidade para auxiliar na perda de peso, principalmente de grandes obesos. O problema está no seu uso indiscriminado, sem indicação, de forma inadequada e muitas vezes sem acompanhamento medico. Alguns pacientes como os hipertensos severos e cardiopatas não devem usar esse tipo de medicação. O médico tem que ser capaz de indicar e escolher a melhor medicação para cada paciente. Deve sim haver um maior combate à comercialização irregular desses remédios, algumas vezes comprados sem receitas, pela internet ou com uso de falsas receitas.
Existem diretrizes sobre o tratamento farmacológico da obesidade e do sobrepeso que são respaldadas em trabalhos científicas e têm como objetivo diminuir os riscos de diabetes e doenças cardiovasculares associados ao excesso de peso. Uma redução de 5% a 10% do peso corporal já é suficiente para diminuir esses riscos.
Enfim, remédio para emagrecer deve ter justificativa de uso e ser bem indicado pelo médico. Não deve ser usado sem critério. A mudança de hábito alimentar e a prática regular de exercícios devem ser sempre estimuladas. O remédio não pode ser a única medida e deve ser encarado como adjuvante ao tratamento, que consiste principalmente na mudança de estilo de vida. O endocrinologista é o profissional mais indicado para orientar, tratar e acompanhar o tratamento para emagrecer.