BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

sábado, 30 de abril de 2011

Você sabe o que é gigantismo?

Endocrinologista Rio de Janeiro Botafogo Zona Sul RJ - Dra. Luciana Spina - (21) 2103-1500 Casos raros de produção excessiva do hormônio do crescimento podem apresentar indivíduos que chegam quase a 3m de altura.

É muito freqüente encontrarmos pais preocupados com a altura dos seus filhos, mas quase sempre temem pela baixa estatura. Raro mesmo a preocupação quando uma criança esta crescendo demais, assim como no caso da pequena Julia de 3 anos.

Na medicina, o gigantismo é uma enfermidade hormonal causada pela excessiva secreção do hormônio do crescimento durante a idade do crescimento; se ocorrer na fase adulta é denominado de acromegalia. Os indivíduos que sofrem desta doença alcançam estaturas entre 2,4m e 2,75m.

Na maioria dos casos é causado por um tumor na glândula pituitária, porém pode estar associado a outras enfermidades, como a Síndrome de McCune-Albright ou o Complexo de Carney.

Entre os sintomas se encontra altura muito acima da média, as dores de cabeça, o atraso da puberdade, entre outros. Para confirmar a existência desta enfermidade se recorre a exames de sangue para medir a quantidade de hormônio de crescimento e, a causa pode ser confirmada na realização de uma tomografia para descartar um possível tumor na glândula pituitária.

O tratamento consiste em reduzir a produção do hormônio de crescimento. Esta redução pode ser obtida pela administração de medicamentos, ou recorrer ao processo cirúrgico se a produção excessiva for ocasionada por um tumor.


Dra Luciana Spina

Clique e assista a participação da Dra Luciana Spina, nos Programas RJ Record (25/4/2011) e RJ no Ar (26/4/2011), da Rede Record.
Participação no RJ Record