BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Menopausa

Endocrinologista Rio de Janeiro Botafogo Zona Sul RJ - Dra. Luciana Spina - (21) 2103-1500
A menopausa (última menstruação espontânea da mulher) geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos. Nessa fase, os ovários deixam de produzir os hormônios estrogênios, de forma gradativa até perderem de vez a capacidade de funcionar. A mulher então deixa de ter a capacidade reprodutiva.

Não é uma doença, é apenas um estágio na vida. No entanto, ocorrem diversas modificações no organismo feminino. Nessa fase que podem predispor o aparecimento e o agravamento de várias doenças. Veja abaixo alguns sintomas da menopausa. Sintomas comuns da menopausa:

• Palpitação ou taquicardia
• Ondas de calor
• Suores noturnos
• Ruborização da pele
• Problemas para dormir (insônia)

Outros possíveis sintomas da menopausa podem incluir:

• Diminuição do interesse sexual, com possibilidade de resposta menor aos estímulos sexuais
• Problemas de memória e dificuldade de concentração (em algumas mulheres)
• Dores de cabeça
• Períodos menstruais irregulares
• Alterações de humor incluindo irritabilidade, depressão e ansiedade
• Incontinência urinária
• Secura vaginal e dor durante as relações sexuais
• Infecções vaginais
• Dor nas articulações
• Batimentos irregulares (palpitações)

A menopausa é um evento natural nas mulheres, caso tenha problemas durante esse processo procure um médico.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Consumo de gordura em uma alimentação saudável

Endocrinologista Rio de Janeiro Botafogo Zona Sul RJ - Dra. Luciana Spina - (21) 2103-1500
As gorduras ao contrário do que muitos pensam, desempenham funções importantes no organismo humano. Existem quatro tipos de gorduras encontradas nos alimentos . Veremos a seguir:

1 – Gorduras Trans ou Hidrogenadas - Esse tipo de gordura é produzido artificialmente, e são adicionadas a grande maioria dos produtos industrializados que são comercializados.

2- Gorduras Saturadas - São as gorduras que são encontradas naturalmente nos alimentos de origem animal , como por exemplo, manteiga, carnes em geral, queijos amarelos, bacon, iogurtes, leites,e em alimentos como coco, azeite e óleo de coco, entre outros.

3- Gorduras Poliinsaturadas - São as gorduras encontradas na maioria dos óleos vegetais.

4 – Gorduras Monoinsaturadas - São as gorduras encontradas em alimentos como abacate, azeite de oliva,abóbora, girassol, nozes, castanhas, entre outros.

Desempenho das Gorduras no organismo Humano

Cada tipo de gordura atua de maneira diferente no organismo humano. As gorduras Trans ou Hidrogenadas e as Saturadas, tem uma atuação maléfica no corpo humano, pois podem aumentar o nível de colesterol e de triglicérides na corrente sanguínea além de provocar o entupimento das artérias, causando riscos à saúde .

As gorduras chamadas Monoinsaturadas ou Poliinsaturadas são conhecidas como gorduras do bem, pois as monoinsaturadas tem a capacidade de proteger as artérias do corpo humano, além de promover o aumento do colesterol bom( Colesterol HDL) e reduzir o colesterol mau ou ruim ( Colesterol LDL). Portanto a alimentação deve ser conter nesse tipo de gordura para que ele tenha uma condição melhor de saúde e um desempenho satisfatório em seus treinos físicos.

As chamadas gorduras do bem, as monoinsaturadas e poliinsaturadas, devem fazer parte da dieta alimentar de uma maneira geral, pois possuem propriedades que aumentam o desempenho em atividades físicas.

Entretanto não é somente a ingestão que deve ser alvo de vigilância, a qualidade do nutriente também deve ser objeto de cuidado. Uma boa dieta está relacionada diretamente aos alimentos que se é consumido, já que seu corpo precisa gerar energia para que se tenha um resultado satisfatório. Os alimentos à base de gordura devem fazer parte da dieta, porém de forma controlada e na proporção ideal. Tenha uma boa semana.

Cuidados com o óleo de coco

Óleo de coco virgem é um produto que provém do fruto da espécie Cocos nucifera L. Retirado a partir da polpa do coco fresco maduro por processos físicos, passando pelas etapas de trituração, prensagem e tripla filtração. O azeite ou óleo de coco é conhecido também como manteiga de coco é uma substância graxa que contém cerca de 90% de ácidos saturados extraídos mediante prensagem da polpa ou cerne dos cocos (Cocos nucifera). Usa-se muito na indústria, na elaboração de sabões e cremes e na gastronomia de alguns países asiáticos. Óleo de coco em dietas para emagrecer.

O óleo de coco virgem não é um medicamento, e sim um alimento complementar coadjuvante na prevenção de diversas doenças. Por isso, deve ser consumido para que o organismo obtenha uma reserva de ácidos graxos, presentes no óleo de coco.

O óleo de coco não faz nenhum sentido com o intuito de emagrecer. Óleo de coco é gordura saturada, e em tese é uma gordura ruim. O que ele difere de outras gorduras é porque ele um ácido graxo composto de cadeia média,ou seja, sua metabolização pelo organismo pode ser mais rápida que vários outros tipos de gordura. Além de não ajudar a diminuir a silhueta, o óleo de coco como, qualquer outra gordura em excesso, pode aumentar o peso e colesterol.

Fique muito atento na hora de ingerir essa substância, entenda a sua verdadeira função e não caía em modismos. Tenha uma boa semana.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Hipertensão arterial

Endocrinologista Rio de Janeiro Botafogo Zona Sul RJ - Dra. Luciana Spina - (21) 2103-1500 Hipertensão arterial

Pressão sanguínea é a força exercida pelo sangue na parede das artérias, durante a circulação. A hipertensão ou pressão alta acontece quando essa pressão está mais alta do que esperado. Na maioria das pessoas esperamos encontrar essa pressão até no máximo 120 x 80 mmHg.
Atualmente, cerca de 15 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão arterial, e isso está diretamente relacionado ao estilo de vida e alimentação. Existe uma predisposição genética para o desenvolvimento da hipertensão mas alguns fatores podem contribuir para que ela apareça de forma mais precoce. Veja quais são os principais fatores de risco para a hipertensão:

FATORES DE RISCO

Tabagismo: o tabagismo é considerado o mal do século, sendo ele responsável por 1 em cada 6 mortes. Ele aumenta o risco de doença coronariana, pulmonar e cânceres. Tem efeito adverso na redução dos lipídios, além de induzir o organismo à resistência ao efeito das drogas anti-hipertensivas.

Bebida Alcoólica: assim como o tabaco, o álcool influência na ação das drogas anti-hipertensivas. Sua ingestão excessiva eleva a pressão arterial assim como a variabilidade da pressão, sendo fator de risco para acidentes vasculares encefálicos.

Estresse e Sedentarismo: Pessoas estressadas e sedentárias têm grandes chances de contrair tal enfermidade.

Alimentação: a alimentação tem relação mais que direta com esta enfermidade. Reduza o consumo de sal, alimentos pré-preparados, industrializados e embutidos. Escolha os óleos vegetais e em pouca quantidade, evite os alimentos ricos em gordura e as frituras em geral, evite açúcares e doces e opte por ervas, azeite e limão para temperar os alimentos. Consuma alimentos ricos em fibras, ou seja, os alimentos naturais e escolha sempre preparações grelhadas, cozidas ou assadas.

Peso: o excesso de peso tem relação direta com o aumento da pressão. Se você encontra-se nesta categoria, comece a movimentar-se e a alimentar-se bem. Só depende de você e da sua força de vontade.

Cuide-se. Evitar é melhor que remediar. Alimente-se saudavelmente, exercite-se e adquira um estilo de vida saudável! Tenha qualidade de vida e saúde. Boa semana.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Alimentos termogênicos

Endocrinologista Rio de Janeiro Botafogo Zona Sul RJ - Dra. Luciana Spina - (21) 2103-1500 Alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo. Consumo de alimentos termogênicos estimula gasto calórico.

Alimentos termogênicos são capazes de aumentar o gasto energético corporal, causando a queima de calorias e favorecendo a perda de peso. A seguir, confira uma lista com alguns destes alimentos.

Pimenta

A pimenta é rica em capsaicina, substância que beneficia a quebra de gorduras no tecido adiposo. Pode acelerar o metabolismo em até 15%.

Chá verde

O chá verde beneficia a utilização da gordura corporal e age como fonte de energia, com função de estímulo metabólico para garantir o efeito termogênico.

Óleo de coco virgem

O óleo de coco virgem é rico em ácido láurico e o monolauril, que ajudam na redução do percentual de gordura corporal. Quatro colheres de sopa diárias são suficientes para cumprir essa função.

Ômega 3

Existente em peixes como salmão, sardinha e atum, o ômega 3 aumenta o metabolismo basal, diminui a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.

Guaraná em pó

O guaraná em pó contém cafeína, estimulante do sistema nervoso central que ajuda a aceleração do metabolismo.

Gengibre

O gengibre pode aumentar em até 10% o gasto calórico diário. O consumo pode ser feito com chás, sopas, molho de tomate e como tempero para carnes, aves e peixes.

Canela

Com alto teor de cálcio, a canela é um mineral importante para perder peso, já que é capaz de aumentar o metabolismo basal.

Espero que tenham gostado e cuidem-se sempre. Beijos.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Alimente-se bem na Páscoa.

A Páscoa é o dia em que as famílias se juntam para se deliciarem com pães, tortas, bolos, doces, chocolates entre outros. Mas, não é porque você está fazendo uma dieta ou está tentando manter o peso que deixará de comer essas gostosuras, não é? Conheça as melhores alternativas na hora de se alimentar e não ultrapassar na quantidade. Pense no que vai comer antes de comer:

Escolha alimentos de simples digestão e com baixo valor calórico, como carnes magras, peixes e aves (opte pela região do peito, sem pele).

Coma arroz, batata cozida ou assada, polenta e massas com molho simples, como o de tomate (esqueça aqueles mais gordurosos feitos com cremes).

Coma frutas na forma de saladas de frutas com gelatina, cozidas ou assadas (com canela e adoçante).

Evite os cremes, doces, tortos ou bolos. Eles são muito calóricos!

Saladas com verduras e legumes, temperadas com azeite, limão, sal ou mostarda.

Evite maionese e molhos cremosos.

Prefira uma caixinha de bombons ou um ovo menor.

Evite dormir com a barriga cheia. É sempre bom dormir leve e tranquilo. Com essas sugestões, você não terá o risco de abusar na alimentação e não apresentará o sentimento de "remorso", peculiar nos dias seguintes após grandes festas. Espero que tenha ajudado e Boas Festas.