BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Pronokal no combate à Obesidade

O Método Pronokal para emagrecer é inovador e inédito no Brasil. Comercializado no RJ há menos de um ano, vem prometendo ajudar muitos obesos. Pronokal é o nome de um programa para promover o emagrecimento que se baseia no incremento da dieta com proteínas de alto valor biológico. Esta marca oferece produtos para substituição e complementação de refeições desde café da manhã, sobremesas, lanche e vitaminas. Pronokal, é um programa elaborado em etapas. Durante as fases iniciais o método baseia-se na dieta das proteínas que depois é seguida de por uma série de fases onde são incluídos diferentes grupos de alimentos até chegar a uma dieta equilibrada e variada. O plano elaborado para cada paciente consiste numa dieta rica em proteínas, muito baixa em açúcares e gordura.O programa incentiva o acompanhamento a longo prazo para evitar ganho de peso novamente e reforçar a reeducação alimentar. Somente o médico endocrinologista pode prescrever o Pronokal. Para maiores informações ligue 21 2103 1500 e agende sua consulta.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Dia Mundial do Diabetes 2012

O Dia Mundial do Diabetes é um evento mundial, organizado pela IDF ( International Diabetes Federation ) e celebrado no dia 14 de novembro desde 1991. A data coincide com o aniversário de Frederick Banting, um dos descobridores da insulina e ganhador do prêmio Nobel de Medicina em 1923; e foi criada com o objetivo de chamar a atenção dos governos e sociedade civil quanto à ameaça crescente que o Diabetes representa. Desde 2007 é considerado também um dia oficial pela ONU ( Organização das Nações Unidas ), através da resolução 61/225. 



Seu logo é um círculo azul e este ano, o tema será “Diabetes, Educação e Prevenção”. Nesse sentido, a campanha visa educar, envolver e capacitar o público em geral e, em especial, os jovens, para lidar com o diabetes. 

No Dia 14 de Novembro participei do Evento realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes- RJ e a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro em conjunto com outras Entidades parceiras. Foi um dia de trabalho junto à Comunidade, alertando sobre a importância da Prevenção e Tratamento adequado do Diabetes.



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Diabetes: Em homenagem ao Dia Mundial do Diabetes


É uma doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas.
O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves consequências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.
O diabetes é uma doença crônica, isso significa que, na maior parte das vezes, é para a vida toda. Mas estudos apontam que seu bom controle pode prevenir, tratar e até evitar complicações
O controle do diabetes está intimamente ligado a uma dieta alimentar balanceada, mas é importante entender que não só depende de uma alimentação saudável, mas também de medicação correta, atividade física e apoio emocional. A integração desses elementos é que garante um controle da glicemia.
Entretanto muitas pessoas ainda têm duvidas sobre a alimentação, “O que posso e o que não posso comer?”.
é necessário consumir diariamente e na medida certa para cada pessoa, e é bom que se inclua  em cada refeição,  alimentos desses três grupos abaixo:

Alimentos Energéticos: Fontes de carboidratos complexos (pães, cereais, massas e raízes).
Alimentos Reguladores: Fontes de carboidratos, vitaminas, minerais e fibras (verduras, legumes e frutas).
Alimentos Construtores: Fontes de proteínas e cálcio (leite e derivados) e proteínas e ferro (carnes magras, ovos, feijões).
Recomenda-se que as pessoas com diabetes evitem açúcares, doces, pães, farinhas e massas em excesso, e também bebidas com açúcar ou alcoólicas. Entretanto, pessoas cujo diabetes esteja bem controlado, peso adequado, e seguem um tratamento intensivo e contagem de carboidratos, podem até usar pequenas quantidades de açúcares junto com refeições equilibradas. Mas, é indispensável conversar com seu Endocrinologista, que poderá orientar o planejamento alimentar.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Método PronoKal chega ao Brasil!


O método PronoKal® para emagrecer é inovador e inédito no Brasil. Comercializado no RJ há menos de um ano, vem prometendo ajudar muitos obesos.
O método PronoKal® É um programa de perda de peso que permite uma perda de peso personalizada e eficaz. Com esta dieta você pode perder cerca de 10 kgs em um mês. A dieta consiste num programa personalizado de emagrecimento com rigoroso controle médico.O plano elaborado para cada paciente consiste numa dieta rica em proteínas, muito baixa em açúcares e gordura. O PronoKal® oferece produtos para substituição e complementação de refeições desde café da manhã, sobremesas, lanche e vitaminas. O método incentiva a reeducação alimentar, ou seja, o paciente aprende a fazer uma alimentação saudável, desta forma evitando o aumento posterior de peso, conhecido como efeito sanfona.

Resumidamente, o método divide-se em três etapas:

  • Etapa ativa: Emagrecimento
  • Etapa de Reeducação alimentar
  • Etapa de manutenção

Na primeira fase, cuja duração varia de acordo com o peso que é necessário perder, elimina-se até 80% do excesso de peso graças à combinação dos produtos PronoKal® com os alimentos permitidos (saladas de folhas e verduras, por exemplo).
 

sábado, 10 de novembro de 2012

Plástico: Utilizá-los ou não?


Hoje em dia utilizamos o plástico para cobrir alimentos antes de guarda-los, entretanto o contato do plástico com o alimento faz com que haja nele um desprendimento de moléculas que migram para o alimento, e isto pode ser prejudicial a saúde, pois na fabricação do plástico tipo policarbonato utiliza-se uma substancia toxica conhecida como BPA (bisfenol A).
O BPA tem a estrutura química semelhante à do hormônio feminino estrógeno, devido a isso é acusado de causar puberdade precoce e infertilidade masculina.
Pode-se saber se o material utilizado é o BPA checando o símbolo de reciclagem que há na embalagem, se dentro do símbolo possuir o numero sete, é provável que o material tenha sido bisfenol A.
Ainda assim existem plásticos que não possuem o BPA, entretanto, ainda assim podem trazer problemas, devido a presença de dioxina, substância toxica formada quando o plástico é aquecido, por isso é importante que não se aqueça o plástico, ele não foi feito para ser aquecido nem para guardar alimentos quentes. A resina que o forma é líquida e, quando aquecida, muitas partículas se desprendem e contaminam a comida.
Vasilhas de cozinha, filmes plásticos e garrafas de água também podem ser fontes de contaminação. Pois a água da garrafa fica muito tempo exposta à embalagem.
Dê espaço para o vidro, o aço inoxidável e a cerâmica, eles podem ter a mesma função do plástico com menos agressão à saúde.