BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Dieta Proteinada: Depoimento

Dieta Proteinada PronoKal

Depoimento de uma paciente: LDC, fem, 40 anos, meta perda de peso 10 kgs.

"Iniciei o método seguindo às orientações da Dra Luciana Spina Endocrinologista há 1 semana. Nos primeiros dias foi difícil me adaptar à nova rotina de alimentação, tive fome e fraqueza. Depois do terceiro dia fiquei ótima, sem fome, com disposição, trabalhando normalmente. Peguei o jeito de preparar os alimentos. São muitos fáceis de preparar. Alguns produtos mais saborosos que outros. As sopas são todas ótimas e o suco de coco uma delícia! Já perdi 2 kgs na balança da minha casa mas ainda não voltei no consultório. Estou muito animada com a esperança de voltar ao peso que tinha antes de engravidar. Por enquanto super recomendo o método."

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Diabéticos tipo 2 perdem quase 4 vezes mais peso com dieta proteinada do que com dieta hipocalórica


Resultados preliminares do estudo DiaproKal apresentados à comunidade científica portuguesa no 10.º Congresso Português de Diabetes ocorrido em março de 2012.
Os diabéticos de tipo 2 que seguem uma dieta proteinada perdem em média 11,02kg em dois meses, quase quatro vezes do que os tratados com Dieta Hipocalórica.
Estes são resultados preliminares do Estudo DiaproKal, um ensaio clínico aberto, multicêntrico, que avalia a segurança e a tolerabilidade de uma dieta proteinada (DiaproKal) em comparação com uma dieta hipocalórica, em pacientes obesos e diabéticos.
Os dados foram apresentados pela PronoKal ®, empresa líder no tratamento para a perda de peso através de uma dieta proteinada, no âmbito do 10.º Congresso português da Diabetes em 2012.
 85% dos diabéticos com dieta proteinada apresentam valores normalizados de hemoglobina glicosilada (HbA1c), em 2 meses, graças à perda de peso.
 Houve redução média de 9,97 cm da cintura dos pacientes seguindo o Método, mais do dobro daqueles que seguem uma dieta hipocalórica.
Mais de 80% das pessoas com diabetes tipo 2 têm excesso de peso ou são obesos. Por isso, dentro da comunidade médica são cada vez mais os que defendem uma abordagem combinada de ambas as doenças.
Principais resultados
O estudo DiaproKal inclui 90 pacientes obesos com diabetes tipo 2 de curta evolução, recrutados e distribuídos em dois grupos. Um grupo, composto por 45 pacientes, segue a dieta proteinada (DiaproKal) e o outro, com 45 pacientes, segue uma dieta hipocalórica equilibrada (ingestão calórica 10% abaixo da taxa metabólica basal, calculada segundo a fórmula FAO/OMS/ONU).
Em relação à perda de peso, os resultados preliminares mostram que, em 2 meses, numa amostra de 44 pacientes (23 com dieta proteinada e 21 com hipocalórica), o grupo com DiaproKal reduziu, em média, 12,02% do seu peso, enquanto aqueles que seguem a dieta hipocalórica só reduziram 3,47%. Em valores absolutos, a perda é de 11,02 kg para os que seguem DiaproKal, quase quatro vezes mais do que os tratados com dieta hipocalórica, que têm uma perda de apenas 2,92 kg.
No que se refere à evolução da hemoglobina glicosilada (HbA1c), marcador de diabetes, o estudo mostra que a média diminui, significativamente, desde a visita inicial até 2 meses depois de ter iniciado o tratamento, apenas no grupo tratado com dieta proteinada.
Especificamente, após dois meses, o grupo tratado com DiaproKal conta com 85% dos pacientes a baixo de 7% (nível de segurança), enquanto que no grupo com dieta hipocalórica apenas 60% têm esse valor normalizado.
Finalmente, no que diz respeito ao índice de massa corporal dos pacientes incluídos no estudo, o grupo com DiaproKal alcançou um valor médio de 28,94 kg/m2, que se situa a abaixo do valor considerado como obesidade (30 kg/m2). No entanto, os pacientes com dieta hipocalórica continuaram a acima desse valor (31,76 kg/m2).
Em resumo, este primeiro conjunto de resultados mostra que os pacientes do grupo DiaproKal estão a mostrar melhorias muito mais significativa, tanto ao nível do peso como do controlo metabólico e do perfil glicémico, do que os do grupo que segue a dieta hipocalórica. Os doentes tratados com DiaproKal não manifestaram efeitos adversos graves, apenas se registaram alguns efeitos secundários leves e transitórios, como náuseas e prisão de ventre, o que mostra que a segurança do tratamento é semelhante à da dieta hipocalórica usual.
O estudo DiaproKal é um ensaio clínico aberto, controlado, aleatório (1:1), prospectivo (4 meses de seguimento), multicêntrico, com 90 pacientes incluídos no protocolo.
Coordenado pelo Dr. Albert Goday do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital del Mar de Barcelona, o estudo conta com a participação dos principais hospitais espanhóis.
Texto adaptado. Disponível em http://www.diaprokal.pt/
Fonte original: http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=105929&Itemid=279

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Carnaval com saúde!



Quem vai pegar a estrada nesse Carnaval e corre o risco de ficar engarrafado deve estar preparado para não comprometer a sua saúde e de seus familiares. Uma boa sugestão é levar água e frutas frescas no carro. Cuidado com sanduíches feitos com pasta de maionese e presunto, pois com o calor podem estragar e causar infecção intestinal.

Durante os dias de Folia devemos beber líquidos com muita freqüência, o ideal é ingerir cerca de 3 litros por dia, incluindo água, chá gelado, sucos naturais de frutas e água de coco.

Os isotônicos não devem ser tomados ''como água'', pois contêm teores muitos elevados de minerais e açúcar. Devemos evitar refrigerantes, sucos de garrafa e bebidas estimulantes ricas em cafeína. Cerveja com moderação! E se beber não dirija! Procure sempre compensar a cerveja bebendo o dobro de um líquido não alcoólico para evitar ressaca no dia seguinte Outra dica importante é observar a procedência da água que estamos bebendo, de preferência deve ser água mineral e se comprada na rua observar se a tampa possui lacre de proteção. Na dúvida compre água em lojas de grande rede e leve com você na bolsa! O mesmo cuidado vale na hora de pedir gelo. Prefira o gelo industrializado (em cubos, redondo) ao gelo raspado.

Não esqueça que a roupa deve ser leve, folgada, de cor clara e permitir boa evaporação do suor. Evite tecido sintético. Prefira as roupas de malha ou algodão e não deixe de usar protetor solar nas áreas expostas. Procure usar um protetor solar à prova de água e se o sol estiver forte leve com você para repassá-lo mais tarde. Não fique diretamente exposto ao sol, procure passar a maior parte do tempo na sombra e não esqueça de usar chapéu ou boné. Evite a insolação! A escolha dos sapatos também é importante-devem ser confortáveis. Para os homens: Evite ficar sem camisa! A roupa é uma proteção para o corpo. Principalmente as crianças devem ser protegidas com barracas de sol, chapéus e protetor solar. E muita água, é claro! Lembre-se que as crianças são mais sensíveis ao calor e ao sol forte. Não deixe os pequenos abusarem! E lembre-se de levar o repelente, pode ser necessário.

Quanto à alimentação para quem vão desfilar na avenida ou enfrentar maratonas de bailes de Carnaval, algumas dicas: Os cuidados devem começar antes da folia, com uma alimentação leve e equilibrada. Alguns cuidados devem ser tomados durante o Carnaval visando uma boa hidratação e suficiente fonte de energia para não haver comprometimento da saúde. A alimentação nos dias de folia deve ser baseada em frutas, verduras, legumes, alimentos ricos em carboidratos (arroz, massas, batatas, pães e cereais) e proteínas (carnes magras, peixes). Leite desnatado e queijo branco são excelentes fontes de proteínas, assim como a soja e seus derivados. Barrinhas de cereais e frutas secas também são fontes de energia, além de serem práticas e fáceis de levar na bolsa. Evite o consumo de alimentos de difícil digestão como a maionese, queijos amarelos, manteiga, creme de leite, doces e carnes gordurosas. Os molhos das massas e os recheios dos pães e sanduíches devem ser leves.

Evite os lanches que vendem na rua (churrasquinho, camarão, cachorro-quente, sanduíches), pois normalmente são preparados em precárias condições de higiene e podem fazer mal à saúde. Leve um sanduíche preparado em casa, é mais seguro!
Recuperar o “gás” também é importante. Procure dormir no mínimo 8 horas por noite para se restabelecer para o próximo dia. Nos intervalos dos desfiles ou nos bailes, procurar descansar um pouco e lembrar de colocar as pernas pra cima, facilitando a circulação de retorno das pernas. E procure sempre se alongar.

Após uma noite de folia comece o dia com um café da manhã reforçado com pão integral, suco natural de fruta, queijo branco ou iogurte desnatado.
Se você gosta de praia e pretende passar a noite dançando em algum baile se programe para descansar um pouco entre as duas atividades. Passar o dia na praia pode ser bastante desgastante para o organismo, então, após uma refeição leve e nutritiva procure tirar uma “sonequinha” e se recuperar para a noite. Lembre-se: ao comer ou beber demais, nunca tome banho de mar!
Não existe um máximo de bebida alcoólica tolerável, depende de cada organismo, cada um apresenta uma sensibilidade diferente. Porém deve ser evitada em casos de problemas de saúde como o diabetes, obesidade, pressão alta, colesterol e triglicerídeos elevados, uso de certas medicações e se a pessoa for conduzir o carro, é claro!

Brinque bastante mais sem risco para sua saúde. Carnaval com responsabilidade!

domingo, 3 de fevereiro de 2013

"Check Up" para Mulheres


Mulheres: Exames de rotina para manter a saúde em dia.

Na adolescência ao ocorrer a primeira menstruação, a garota deve se consultar pela primeira vez com um ginecologista.
Cerca de seis meses após a primeira relação sexual, a garota deve fazer o seu primeiro exame de papanicolau. Ele detecta lesões que podem evoluir para o câncer de colo do útero.
Alguns médicos pedem o primeiro ultrassom pélvico, que identifica mioma, cistos, pólipos e alterações ovarianas.
Nessa época também se recomenda, em alguns casos, a vacinação para HPV (papiloma vírus).

Dos 20 aos 30
A mulher deve continuar fazendo o papanicolau anualmente e o autoexame das mamas todos os meses, sempre após a menstruação.
Também é bom marcar uma avaliação anual de pintas com um dermatologista. Dessa forma, é possível detectar lesões de melanoma, o tipo mais letal de câncer de pele.
A cada cinco anos, o ultrassom pélvico deve ser repetido.
De três em três anos, é aconselhável checar a capacidade cardíaca com um exame ergométrico, principalmente se houverem fatores de risco como história familiar, sedentarismo, obesidade e tabagismo.

Dos 30 aos 40
Muitos médicos recomendam que se comece a fazer o controle dos níveis de colesterol e de glicemia aos 30 anos (quem está acima do peso ou tem histórico de problemas cardíacos na família deve fazê-lo antes). Aos 35, é hora de agendar a primeira mamografia, que servirá como referência para os exames futuros. O papanicolau continua sendo anual e o ultrassom pélvico, a cada cinco anos. Mantenha o hábito de agendar um teste ergométrico a cada três anos.

Dos 40 aos 50
A mamografia passa a ser anual, bem como o ultrassom pélvico
Assim que a mulher deixa de menstruar, a densitometria óssea entra para a lista dos exames que devem ser realizados todos os anos.
O controle anual de colesterol e glicemia continua e pode ser complementado por um ecocardiograma a cada dois anos, se o médico achar necessário.

Se acontecer cólicas prolongadas, nódulos nas mamas, dores recorrentes ou sangramentos fora de hora, procure seu médico.

Sempre que passar em consulta, o médico checar a sua pressão arterial. Caso tenha alteração, veja com que frequência terá que fazer o controle.

Prevenir é sempre melhor! Cuidar da saúde com estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis é o grande segredo de uma saúde equilibrada. Os exames ajudam a detectar os problemas de forma precoce!

Texto adaptado da matéria: 

http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/saude-mulher/saude-cuidados-vida-toda-702305.shtml