BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

terça-feira, 22 de julho de 2014

Vacinação em dia para Adultos - Dra Luciana Spina


Adultos também devem tomar Vacinas!

Mesmo depois dos 18 anos, precisamos nos imunizar contra determinadas doenças. Veja quais vacinas são importantes e não marque bobeira. Procure um posto de saúde perto da sua casa.A campanha anual para a vacina da Gripe ainda está ativa. Não deixe de se vacinar.





Difteria e tétano

Nome da vacina: dupla tipo adulto

Por que e quando você deve tomá-la: ambas as doenças são causadas por toxinas produzidas por duas bactérias. A difteria provoca inflamação na mucosa da garganta, do nariz e da traqueia e pode até afetar o sistema cardiovascular. Já o tétano faz com que o doente tenha espasmos musculares. Todos devem tomar a vacina a cada dez anos.

Febre amarela

Nome da vacina: febre amarela

Por que e quando você deve tomá-la: enfermidade viral contraída através da picada de um mosquito contaminado. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre, calafrios, dor no corpo, pele e olhos amarelados. Devem tomar a vacina pessoas que moram ou decidam viajar para locais de risco, como Amapá, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso, entre outros.

Hepatite B

Nome da vacina: hepatite B

Por que e quando você deve tomá-la: o contato com sangue ou secreções contaminadas é o meio de transmissão do vírus. O paciente pode tanto não apresentar sintomas e se curar naturalmente como sentir náusea, dor abdominal e ter a pele amarelada. Qualquer um que tenha contato com sangue, como manicures e enfermeiras, precisam das três doses da vacina.

Sarampo, caxumba e rubéola

Nome da vacina: tríplice viral

Por que e quando você deve tomá-la: as três têm causa viral. O sarampo consiste na infecção do sistema respiratório; a caxumba provoca inchaço nas glândulas salivares; e a rubéola, o aumento das glândulas do pescoço. Recomenda-se que mulheres tomem a vacina três meses antes de engravidar. Também é indicada para pessoas que estejam em local de surto de uma das doenças.

Gripe

Nome da vacina: influenza sazonal

Por que e quando você deve tomá-la: contraída por via respiratória ou contato direto com secreções contaminadas, essa doença viral provoca febre, dor no corpo, fadiga e tosse. Especialmente indicada para idosos e pessoas com doenças do coração, pulmão e rins, deve ser tomada anualmente.

Pneumonia

Nome da vacina: pneumo 23

Por que e quando você deve tomá-la: a inflamação nos pulmões causa febre alta, dor de cabeça, calafrios e dor no peito. Pode ser contraída por via respiratória, transfusão de sangue ou contato com secreções contaminadas. A vacina é indicada para portadores de doenças crônicas no pulmão ou coração.

--
Dra Luciana Spina
Endocrinologista- Doutorado pela UFRJ
Programa de Diabetes e Hipertensão da SMSDC-RJ

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Aproveitando o inverno para Emagrecer



Nos meses frios nosso organismo precisa trabalhar ainda mais para manter sua temperatura corpórea, o que faz com que ele gaste mais energia. Aproveite esse momento para emagrecer ingerindo menos calorias.


Veja essas dicas:




1. Primeira Dica: Comer a cada três ou quatro horas é fundamental para o bom funcionamento do metabolismo e para a sensação de saciedade, o que ajuda a evitar a fome fora de hora.

2. Tome Sopas! Além de saudável, a sopa auxilia no emagrecimento e favorece a sensação de bem estar. Evite sopas e caldos cremosos, com adição de leite, creme de leite, queijos variados e adicionais, como pães, torradas e tortas. Uma boa dica é uma sopa de legumes bem quentinha.

3. Abuse dos chás! Os chás são ótimos aliados ao emagrecimento, ainda mais no inverno. Além de nos manter aquecidos, com sensação de bem estar, nós podemos utilizar as ervas que auxiliam no emagrecimento, como, por exemplo, chá verde com gengibre, chá de frutas vermelhas, chá de hibiscos com limão, chá branco com canela e chá de cavalinha.

4. Não deixe de consumir a salada verde crua. Uma dica é fazer folhas verdes refogadas.

5. Sobremesa = Frutas! As frutas assadas ou cozidas são ótimas para a sobremesa ou lanche da tarde. Além de saudáveis, elas também são importantes para o emagrecimento. Adicione canela às frutas. Isso as deixará ainda mais saborosas e ajudará a acelerar o metabolismo.

Bom inverno!

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Cuidados com a Alimentação nas festas Julinas


Milho verde, pamonha, canjica, pé de moleque e quentão são algumas das tentações gastronômicas que marcam as festas juninas. Mas alguns cuidados com a alimentação desses eventos podem ajudar a evitar problemas de saúde. Nesta época do ano são comuns os casos de infecções intestinais ou intoxicações provocadas por bactérias que proliferam nos alimentos estragados. O especialista alerta que é importante nestas festas observar as condições de higiene e limpeza do local, o acondicionamento dos alimentos, a temperatura ambiente, a vestimenta dos vendedores e o prazo de validade dos quitutes da época. Todo cuidado é pouco com as comidas juninas porque os ingredientes, em geral, são perecíveis. A pamonha e a canjica devem ser consumidas no mesmo dia do preparo, exemplifica. Por isso, o ideal é que os produtos tenham uma etiqueta com a data de fabricação, o que raramente acontece nesse tipo de evento.

Além disso, O consumidor tem que ficar atento aos produtos como churrasquinhos industrializados, queijo coalho e cachorro-quente. Veja bem se o local no qual esses produtos são feitos é limpo. E não consuma maionese e catchup em bisnagas, apenas em sachês individuais.

Dicas para quem deseja manter o peso nas festas juninas:

1. Cuidado com a quantidade. Os alimentos de festa junina geralmente são muito calóricos. Por isso, não vá à festa com muita fome. Faça um lanchinho antes de sair de casa.

2. Cuidado com o quentão ou o vinho quente. O álcool também apresenta muitas calorias, especialmente nas receitas que têm açúcar. Que tal um quentão sem álcool, feito com suco de uva?

3. Se na festa houver algum exagero, não deixe de retomar o controle alimentar nas refeições seguintes.