BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Orientações para ganho de peso



Dra Luciana Spina


Nem sempre comer de tudo e em grande quantidade é a melhor maneira para se obter um aumento de peso. Ganhar alguns quilos pode ser ainda mais difícil do que emagrecer.
É preciso ter cuidado para não adquirir gordura, mas sim aumentar a massa muscular.


O ideal é planejar uma reeducação alimentar, que ajude você a fazer as escolhas certas, uma alimentação saudável e variada.


veja abaixo algumas dicas:

• Coma sempre devagar e mastigue bem os alimentos, para que os nutrientes possam ser melhor absorvidos  pelo organismo;
• Não coma vendo televisão, lendo revista ou jornal;
• Faça de (04) quatro a (06) seis refeições por dia;
• Evite ficar sem se alimentar por mais de 3 horas, só assim irá atingir o valor calórico que precisa durante o dia;
• Faça sempre um lanche entre as principais refeições;
• Prefira pão integral ao branco, por ser rico em vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo dos carboidratos melhorando a produção de energia;
• Consuma alimentos bem concentrados como: sopas grossas, pirões e cremes bem mexidos ou caldos suculentos;
• Consuma frutas secas como: uvas passas, ameixas, bananas, etc...;
• Reforce sempre a alimentação com mais carboidratos, cereais, legumes, arroz, massas, leite e derivados, carne, ovos e proteínas;
• Evite o consumo de alimentos com alto teor de gordura saturada (gordura animal) e também as frituras e os refrigerantes;
• Não consuma sal em excesso, ele aumenta a retenção de líquidos;
• Os doces também são compostos por carboidratos, mas em geral, também são ricos em gordura saturada e colesterol, que em longo prazo, podem elevar o colesterol;
• Use e abuse das frutas, verduras e legumes, além de fornecer fibras, são esses grupos que fornecem muitas vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo; frutos oleaginosos como castanha-do-pará, nozes, amendoim e amêndoa podem ser incluídos nos lanches durante o dia;
• Prefira o azeite de oliva, por exemplo, à manteiga ou margarina. O azeite de oliva apresenta menor quantidade de gordura saturada, além de maiores quantidades de gordura monoinsaturada, que auxilia no aumento do HDL colesterol (comumente chamado de “bom” colesterol).
• Inclua nos lanches entre as refeições alimentos como: 1 banana ou 1 xícara de cereais ou 1 xícara de leite integral ou 2 torradas ou 1 colher de sopa de geléia ou 1 copo de vitamina de frutas e leite ou 1 pão com queijo ou 1 barra de cereais.


As vitaminas cumprem papel fundamental no ganho de peso. As vitaminas do complexo B são fundamentais. É comum encontrar baixo peso em indivíduos com deficiência de vitaminas e sais minerais - e o complexo B supre essa necessidade.

O apetite costuma aumentar com a suplementação de vitamina B. Além disso, elas fortalecem o corpo e promovem bem-estar, ajudando a manter a saúde da pele, do cabelo, do figado e dos olhos.

Substâncias que aumentam o apetite como o Carnabol também podem ser utilizadas à critério médico, sempre com avaliação e indicação clínica.

Ele também ajuda na absorção de proteínas e vitaminas do complexo B pelo corpo e atua estimulando o apetite o que aumenta a quantidade de calorias ingeridas diariamente.

Incluir vitaminas com frutas e shakes na dieta para engordar também é uma boa opção para quem quer ganhar peso. Uma opção hipercalórica para tomar no café da manhã é com banana e aveia, mistura que ajuda a aumentar a ingestão de calorias saudáveis e proporciona mais disposição.

A prática regular de exercícios físicos também faz parte da dieta para engordar, contribuindo ainda para melhorar a forma física.

Nesse caso, a melhor atividade a se fazer é a musculação, pois além de ajudar a queimar gorduras, também estimula a produção e o aumento de massa muscular.

Vale lembrar que é indicado sempre ter orientação e acompanhamento profissional, para que o treino seja criado de acordo com as características e objetivos de cada pessoa.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Infecção pelo ZIKA vírus




Dra Luciana Spina
Em 80% dos casos a doença pode ser assintomática. Quando os sinais aparecem, em geral de 7 a 10 dias depois da picada, podem ser semelhantes aos da dengue, porém tão menos agressivos que chegam a ser confundidos com os sintomas de uma virose comum. Como desaparecem espontaneamente depois de três a sete dias, na maioria dos casos, as pessoas nem chegam a procurar assistência médica e não recebem o diagnóstico da doença.
Veja os sintomas que fazem parte do quadro típico da infecção pelo Zika virus:

• Febre por volta dos 38 graus;

•  Aumento dos gânglios linfáticos;

• Dor de cabeça, no corpo e nas articulações (que pode durar várias semanas);

•  Erupção cutânea acompanhada de coceira intensa que pode tomar o rosto, o tronco, os membros e atingir a palma das mãos e a planta dos pés;

• Fotofobia (sensibilidade à claridade intensa);

• Conjuntivite (olhos vermelhos, inflamados, lacrimejantes e sem secreção purulenta);

• Diarreia, náuseas, mal-estar;

• Cansaço extremo.

O diagnóstico é basicamente clinico. O médico leva em conta os sintomas e o histórico do doente. Existem exames específicos para pesquisar a presença de anticorpos ou fragmentos dos vírus no sangue do paciente solicitados em determinadas situações.
Casos confirmados de microcefalia indicam que as mães foram infectadas pelo vírus nos primeiros meses de gravidez. Estudos recentes indicam também uma ligação entre o Zika virus e a Síndrome de Guillain-Barré, doença autoimune que provoca fraqueza muscular e paralisia. Essas são as principais complicações dessa virose.

Por enquanto, a única forma de prevenir a infecção é combater os criadouros dos mosquitos, que proliferam em depósitos de água parada nas proximidades das residências.


Não existe tratamento específico contra a infecção pelo Zika virus. Como nas outras viroses, certos medicamentos – analgésicos, anti-inflamatórios, antialérgicos e colírios – são úteis para aliviar os sintomas. Remédios que contêm ácido acetilsalicílico devem ser evitados. Deve-se permanecer em casa, em repouso, redobrar os cuidados com a hidratação e ingerir uma alimentação saudável e balanceada.

Como prevenir a Gripe H1N1



Dra. Luciana Spina

Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus:
* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
* Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
* Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;
* Procurar assistência médica, se o doente pertence a um grupo (crianças pequenas, idosos, portadores de doenças crônicas) de risco e se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus H1N1 da influenza tipo A. Nos outros casos, permanecer em repouso e tomar bastante líquido para garantir a boa hidratação.
FONTE:  Center Deseases Control (CDC)