BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

quinta-feira, 23 de março de 2017

Emagrecer com Saúde: Dieta da Nasa PronoKal®


A dieta proteinada PronoKal®, também chamada de Dieta da Nasa, é um tratamento  para emagrecer baseado em uma dieta proteinada que inclui um fornecimento de proteinas de alto valor biológico sob a forma de preparados ( bebidas , sopas , cremes , sobremesas , omeletes ,pão ... ) , consumo de fibras sobre a forma de verduras ,  de complementos minerais e vitamínicos evitando assim a fadiga e os estados carenciais  e bastante água ( mais de 2L/ dia ).  Progressivamente os alimentos dos vários grupos  alimentares vão sendo incorporados à alimentação, incentivando a adoção de novos hábitos alimentares .
Nos primeiros 2-3 dias em que pode haver uma sensação de fome moderada, depois o mecanismo de cetose se inicia e a fome vai embora. Disposição física e bem estar enquanto as células de gorduras são metabolizadas para fornecer energia ao corpo. 
 A dieta Pronokal®  não é prejudicial a saúde por ser normoproteica, por isso chamada proteinada,  não sobrecarrega o fígado e os rins . Ao contrário melhora condições patológicas associadas a Obesidade como : Diabetes, Dores na coluna, Artrose , hipertensão arterial , hipercolesterolemia , resistência a insulina , apneia do sono, entre outras.
 A dieta  Pronokal ® substitui grande parte  da alimentação tradicional  , diminuindo  assim os custos em  compras de  supermercado e refeições em restaurantes . Com o avançar das etapas o consumo de preparados Pronokal® diminui, o que diminui bastante os custos do tratamento. A perda de peso tende a ser  mais rápida ( 7 a 10 kg /mês )  , o que faz com que a dieta atinja os resultados esperados com custos também limitados .
Numa fase inicial recomenda –se apenas exercício físico leve do tipo caminhadas .  No entanto , com a progressão da dieta , torna-se imperioso e fundamental a realização de exercício físico moderado visando  a manutenção do peso . Os produtos são fáceis de preparar e podem ser utilizados mesmo em ambiente de trabalho.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Dieta à base de proteínas de alto valor biológico x dieta hipocalórica padrão

Um estudo desenvolvido ao longo de dois anos na Universidade General Hospital Gregorio Marañón (Espanha), recentemente publicado na revista científica Endocrine, constatou que, após 24 meses, com um programa de perda de peso à base de proteínas de alto valor biológico, foi possível perder mais que o dobro de peso, em comparação a uma dieta hipocalórica convencional.

A pesquisa iniciou com 79 participantes e foi concluída com 45 pacientes: 22 na dieta VLCD proteinada, e 23 na dieta de baixas calorias tradicional. A intervenção para ambos os grupos incluiu acompanhamento periódico com médicos e nutricionistas, grupos de discussão e orientação de atividade física, onde recebiam conselhos individuais e mensagens motivadoras.
Ao final de 24 meses, observou-se que no primeiro grupo, a perda foi de 12,5 Kg contra 5,2 Kg do segundo. Após o mesmo período, mais da metade (54,5%) dos pacientes do primeiro mantiveram a perda de mais de 10% do peso inicial, frente a apenas 13% dos que seguiram a dieta hipocalórica. Além disso, os pacientes do método proteinado apresentaram uma média de IMC - índice de massa corporal - menor que 30, saindo portanto da obesidade, o que não foi conseguido em nenhum momento pelos outros participantes.

O programa proteinado em questão é o Método PronoKal, de origem espanhola, que só pode ser prescrito por médicos, consiste numa dieta de muito baixas calorias, e oferece a quantidade certa de proteína que o corpo precisa. Nele, o paciente entra no estado de cetose, através do qual o corpo usa gordura para obter energia, ocorrendo a perda rápida e eficaz de peso, o que não acontece na dieta convencional.

De acordo com a Dra. Luciana Spina, Mestre e Doutora em Endocrinologia, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Sociedade Americana de Endocrinologia, o estudo desmistifica a ideia de que dietas com perda rápida de peso estão associadas ao efeito rebote. "Trata-se do primeiro estudo a nível mundial comparando uma dieta cetogênica a uma dieta hipocalórica padrão por longo prazo", afirma.
Conforme o estudo, com o método não se atingiu a perda de peso só em quantidade, mas também em qualidade, porque houve uma redução 3 vezes maior de gordura visceral, em comparação ao grupo da dieta hipocalórica. "Esta é a gordura localizada na barriga, que é metabolicamente ativa e muito prejudicial à saúde, porque altera o colesterol e colabora para que a pressão arterial suba. Sua redução melhora especialmente o aspecto cardiovascular", explica a médica.

A médica ressalta que o sucesso da manutenção dos bons resultados do primeiro grupo está associado, não apenas à restrição calórica, mas também a uma reposição vitamínica adequada e a abordagem multidisciplinar que o método oferece. "O programa tem o objetivo de mudar o estilo de vida e melhorar a saúde de maneira global, mas não é indicado a todas as pessoas. É preciso ter indicação para segui-lo", alerta.

Fonte: http://www.pronokal.com/noticias

Estudo confirma eficácia da dieta à base de proteínas de alto valor biológico

O Método PronoKal, de origem espanhola, agora sendo chamado pelo público de " Dieta da Nasa", só pode ser prescrito por médicos e consiste numa dieta de muito baixas calorias, que oferece a quantidade certa de proteína que o corpo precisa. Nele, o paciente entra no estado de cetose, através do qual o corpo usa gordura para obter energia, ocorrendo a perda rápida e eficaz de peso, o que não acontece na dieta convencional.
De acordo com a Dra. Luciana Spina, Mestre e Doutora em Endocrinologia, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Sociedade Americana de Endocrinologia, o estudo desmistifica a ideia de que dietas com perda rápida de peso estão associadas ao efeito rebote. “Trata-se do primeiro estudo a nível mundial comparando uma dieta cetogênica a uma dieta hipocalórica padrão por longo prazo”, afirma.
Conforme o estudo, com o método não se atingiu a perda de peso só em quantidade, mas também em qualidade, porque houve uma redução 3 vezes maior de gordura visceral, em comparação ao grupo da dieta hipocalórica. “Esta é a gordura localizada na barriga, que é metabolicamente ativa e muito prejudicial à saúde, porque altera o colesterol e colabora para que a pressão arterial suba. Sua redução melhora especialmente o aspecto cardiovascular”, explica a médica.
A médica ressalta que o sucesso da manutenção dos bons resultados do primeiro grupo está associado, não apenas à restrição calórica, mas também a uma reposição vitamínica adequada e a abordagem multidisciplinar que o método oferece. “O programa tem o objetivo de mudar o estilo de vida e melhorar a saúde de maneira global, mas não é indicado a todas as pessoas. É preciso ter indicação para seguí-lo”, alerta.


Fonte: http://www.pronokal.com/noticias

domingo, 19 de março de 2017

segunda-feira, 13 de março de 2017

Dieta proteinada ( Dieta da Nasa) x Dieta da proteína

Perder peso pode ser uma grande luta se não houver um tratamento bem planejado, com dietas prescritas por médicos. E mais: a luta pode ser em vão quando os quilos são recuperados a médio ou longo prazo. Com o objetivo de promover o emagrecimento rápido, mas de forma segura e saudável, a dieta proteinada promete atender pessoas obesas ou com sobrepeso que precisam de reeducação alimentar e controle definitivo do peso.

“Diferente da dieta da proteína tradicional, a dieta proteinada é normoproteica, ou seja, com quantidades normais de proteínas, e se difere das outras justamente por isso. Ela não sobrecarrega o fígado e os rins e não aumenta o colesterol. Ao contrário, ela melhora as condições patológicas associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão arterial”, explica a endocrinologista da UFRJ, Luciana Spina.

Enquanto as dietas de proteínas tradicionais são de muito baixa caloria, promovem a perda de peso em maior velocidade e não devem ser feitas continuamente a longo prazo, a dieta proteinada segue o princípio de divisão de etapas.

“A primeira etapa se inicia com restrição de carboidratos, de calorias e processo de cetogênese que vai favorecer a perda rápida de peso com sensação de saciedade e bem-estar. Depois da perda de cerca de 80% da meta desejada, começa a segunda etapa de reeducação alimentar, na qual ainda existe restrição calórica e os carboidratos começam a ser introduzidos no cardápio. Por último, vem a terceira etapa, de manutenção, na qual existe equilíbrio entre o consumo e a ingestão de calorias, para manutenção de peso”, esclarece a especialista.

Na dieta proteinada, a ingestão de gorduras é limitada ao azeite extravirgem e ocorre diminuição dos níveis de colesterol, favorecendo um perfil lipídico mais saudável. Criada pela marca Pronokal (www.pronokal.com/bra), a dieta proteinada, também conhecida como dieta da NASA, já está presente em 15 países, sendo mais de 350 mil pessoas tratadas com o método.

As restrições da dieta são açúcar, arroz, leguminosas, pão, massa , doces, frutas e alguns legumes. Já as fontes de proteínas liberadas: ovos, carnes, aves (carne bovina, carne de porco, frango, peru, coelho, codorna e rã), peixes, mariscos e crustáceos. A quantidade é prescrita segundo as necessidades de cada pessoa.

Fonte: O Sao Goncalo

segunda-feira, 6 de março de 2017

Emagrecendo com Saúde

Dra Luciana Spina

A obesidade é uma doença crônica, que pode causar vários outros problemas de saúde. Como exemplo podemos citar o diabetes mellitus, alteração dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, hipertensão arterial, problemas respiratórios como a apnéia do sono, problemas osteoarticulares, digestivos e até aumento na incidência de alguns tipos de câncer. A obesidade aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), causada pelas alterações metabólicas e inflamatórias provocadas principalmente pelo excesso da gordura visceral. A obesidade também contribui para a perda da autoestima, depressão, ansiedade e isolamento social.

Como combater esse mal? O médico é fundamental para no tratamento da obesidade, pois somente com a avaliaçao clínica e realizaçao de exames laboratoriais poderemos rastrear e tratar as doencas coexistentes e escolher a melhor conduta terapeutica para cada caso.
Uma dieta traz sempre uma mudança nos hábitos alimentares. Seja por característica da própria abordagem de perda de peso, seja pelo metabolismo de cada um, podem ocorrer efeitos colaterais, com os quais poderá ser preciso lidar, para continuar o tratamento ou interrompê-lo, no sentido de não colocar a saúde do paciente em risco.

Ao se prescrever um plano terapêutico, o médico precisa estar atento as possíveis intercorrências clinicas que podem ocorrer durante o processo de emagrecimento, visando preservar a saúde do paciente. Exemplo, dietas muitos restritivas quando realizadas por muito tempo, sem reposição adequada de vitaminas e minerais podem causar anemia e deficiência de nutrientes que causam queda de cabelo, prisão de ventre, tonteiras e câimbras.
Por isso a necessidade de acompanhamento médico, realização de exames e suplementação de vitaminas e minerais, com intuito de promover perda de peso eficaz sem prejuízo a saúde dos pacientes. Métodos de emagrecimento mais atuais, baseados em dietas Proteinadas são exemplos de uma metodologia eficaz e segura no combate a obesidade.

O acompanhamento a longo prazo é fundamental para evitar reganho de peso. Há necessidade de uma adaptação metabólica do organismo após a perda acentuada de peso, quando normalmente existe uma queda do metabolismo. Nessa fase então as calorias devem ser introduzidas progressivamente. Devemos aproveitar esse período para trabalhar conceitos de mudança de estilo de vida com incorporação de uma alimentação saudável em conjunto com prática regular de atividade física. Esses pontos são fundamentais para o sucesso a longo prazo.

O médico pode solicitar o suporte de uma equipe multidisciplinar, com nutricionista, professor de educação física, e coaching emocional, que juntos vão trabalhar de acordo com o perfil de cada paciente. O trabalho em conjunto por diversos profissionais irão somar os esforços para uma abordagem mais integral ao paciente, propiciando ajuda na etapa de emagrecimento e cuidando para o resultado ser mantido a longo prazo.


Dra Luciana Spina
www.lucianaspina.com.br