BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Osteoporose - Dra Luciana Spina Endocrinologista



Osteoporose significa o enfraquecimento dos ossos, qualquer que seja sua causa. É bastante comum nas pessoas idosas, principalmente naquelas do sexo feminino. O enfraquecimento ósseo ocorre naturalmente com o envelhecimento. No entanto, quando a massa óssea diminui a ponto de aumentar significativamente o risco de fraturas, teremos então a osteoporose.

A osteopenia é definida como um estágio intermediário de perda óssea entre o normal e a osteoporose. Nessa fase, já podem ser adotadas medidas preventivas para se evitar a evolução da osteopenia para a osteoporose.

Aos 80 anos, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens têm a possibilidade de fraturar o quadril. Aos 50 anos, uma mulher tem, até o fim de sua vida, 40% de possibilidade de ter uma fratura causada por osteoporose. No homem, esse risco está em torno de 13%.

Após a menopausa, devido à grande redução da produção do estrógeno, há uma maior perda de massa óssea na mulher. Se não houver reposição adequada deste hormônio, ocorre uma diminuição mais acelerada da massa óssea e consequentemente um maior risco de desenvolver a osteoporose.

Algumas pessoas têm risco de desenvolver osteoporose. São pessoas com familiares portadores de osteoporose, mulheres com menopausa precoce, mulheres em idade de vida fértil, mas com ausência do ciclo menstrual, utilização de corticóides, história passada de fratura causada por pequeno trauma, hipertireoidismo, algumas tipos de câncer, dieta com baixo consumo de cálcio, baixos níveis de vitamina D, uso freqüente de bebidas alcoólicas, tabagistas, pessoas sedentárias.

O método mais utilizado para se medir a massa óssea é a densitometria óssea. Essa medida pode ser realizada no quadril, coluna, punho ou todo o esqueleto.Exames de sangue e urina são, às vezes, necessários para complementação da investigação da osteoporose, mas não para o seu diagnóstico.

Pessoas idosas, mulheres na menopausa e pessoas com outros fatores de risco para osteoporose devem se submeter ao exame de densitometria óssea.

O tratamento preventivo da osteoporose envolve medidas gerais tais como atividade física, abandono do tabagismo, medidas preventivas para quedas, suplementação adequada de cálcio e/ou vitamina D entre outras.

Quais medicamentos podem ser utilizados no tratamento da osteoporose?

O tipo de medicamento mais adequado será definido pelo médico especialista após considerar vários fatores como idade, história clínica, risco de fraturas, efeitos colaterais, doenças associadas e resultados dos exames.
Procure sempre seu médico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário