Indisposição, falta de apetite, fraqueza, dificuldade de aprendizado, esses são alguns dos principais sintomas da anemia. A anemia é uma condição muito comum, várias são as causas que podem levar a anemia, sendo a deficiência de ferro responsável por cerca de 90% dos casos.
A anemia é uma condição que desencadeia sintomas como cansaço, sono, sensação de desmaio, palidez e unhas fracas. Ela é caracterizada pela quantidade insuficiente de sangue ou de elementos do sangue, podendo ser de vários tipos. Os tipos mais comuns de anemia são a falciforme, ferropriva, perniciosa e a hemolítica.
Os valores normais para a concentração de hemoglobina sanguínea é de 13g/dL para homens, 12 g/dL para mulheres e 11 g/dL para gestantes e crianças entre 6 meses e 6 anos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 30% da população mundial é anêmica, sendo que sua prevalência entre as crianças menores de 2 anos chega a quase 50%. Segue abaixo os principais tipos de anemia.
Tipos de anemia
• Anemia da carência de ferro (anemia ferropriva)
• Anemia das carências de vitamina B12 (anemia perniciosa) e de ácido fólico
• Anemia das doenças crônicas
• Anemias por defeitos genéticos:
- anemia falciforme
- talassemias
- esferocitose
- deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase
• Anemias por destruição periférica aos eritrócitos:
- malária
- anemias hemolíticas auto-imunes
- anemia por fragmentação dos eritrócitos
• Anemias decorrentes de doenças da medula óssea:
- anemia aplástica
- leucemias e tumores na medula
Sintomas
Alguns sintomas proeminentes consistem em queda da pressão arterial devido à diminuição do volume sanguíneo total, taquicardia e palpitação, sudorese, ansiedade, agitação, fraqueza generalizada e possivelmente uma diminuição da função mental, fadiga generalizada, anorexia (falta de apetite), palidez de pele e mucosas, menor disposição para o trabalho e problema de aprendizagem nas crianças.
Os sintomas pioram com a atividade física e aumentam quanto menor o nível de hemoglobina. Caso esteja sentindo algum desses sintomas, procure um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário