Hoje em dia utilizamos o plástico para cobrir alimentos antes de guarda-los, entretanto o contato do plástico com o alimento faz com que haja nele um desprendimento de moléculas que migram para o alimento, e isto pode ser prejudicial a saúde, pois na fabricação do plástico tipo policarbonato utiliza-se uma substancia toxica conhecida como BPA (bisfenol A).
O BPA tem a estrutura química semelhante à do hormônio feminino estrógeno, devido a isso é acusado de causar puberdade precoce e infertilidade masculina.
Pode-se saber se o material utilizado é o BPA checando o símbolo de reciclagem que há na embalagem, se dentro do símbolo possuir o numero sete, é provável que o material tenha sido bisfenol A.
Ainda assim existem plásticos que não possuem o BPA, entretanto, ainda assim podem trazer problemas, devido a presença de dioxina, substância toxica formada quando o plástico é aquecido, por isso é importante que não se aqueça o plástico, ele não foi feito para ser aquecido nem para guardar alimentos quentes. A resina que o forma é líquida e, quando aquecida, muitas partículas se desprendem e contaminam a comida.
Vasilhas de cozinha, filmes plásticos e garrafas de água também podem ser fontes de contaminação. Pois a água da garrafa fica muito tempo exposta à embalagem.
Dê espaço para o vidro, o aço inoxidável e a cerâmica, eles podem ter a mesma função do plástico com menos agressão à saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário