BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

NOVO MEDICAMENTO PARA DIABETES USADO COMO EMAGRECEDOR




NOVO MEDICAMENTO PARA DIABETES USADO COMO EMAGRECEDOR


Dra. Luciana Spina- Endocrinologista em 05/09/2011

Está disponível nas há cerca de três meses no Brasil, aprovado pela ANVISA, a liraglutida (nome comercial Victoza®), indicada no tratamento do diabetes tipo 2 em adultos (maiores de 18 anos).

Além de auxiliar no controle glicêmico dos pacientes diabéticos, o Victoza® proporciona importantes benefícios como: perda de peso, redução significativa na pressão arterial sistólica e melhora da função das células beta, responsáveis por sintetizar e secretar a insulina.

A liraglutida pode promover perda de peso por retardar o esvaziamento gástrico e aumentar a sensação de saciedade após as refeições, podendo ser então um grande aliado no combate à obesidade.

Entenda melhor como esse medicamento funciona:

Liraglutida é um análogo de GLP-1 (Glucagon-like peptide-1) – e possui 97% da identidade de sequência de aminoácidos de GLP-1 nativo, hormônio natural produzido pelo intestino que colabora para o metabolismo normal da glicose como outros hormônios pancreáticos e gastrointestinais como a insulina, o glucagon, a amilina etc.

O medicamento age no pâncreas estimulando a liberação de insulina apenas quando os níveis de açúcar no sangue estão altos, o que gera baixo risco de hipoglicemia. Além disso, o medicamento é metabolizado naturalmente pelo organismo e não possui excreção renal.

Sua aplicação se dá por meio de uma caneta de injeção subcutânea, uma vez ao dia, sempre no mesmo horário.

Conheça o principal estudo clínico realizado:

O programa de estudos clínicos LEAD (Ação e Efeito de Liraglutida no Diabetes) testou exaustivamente a eficácia e segurança de liraglutida. Mais de 4.400 pacientes de 40 países em todo o mundo foram reunidos em cinco estudos, que compararam diretamente liraglutida aos tratamentos de diabetes normalmente utilizados como glimepirida, rosiglitazona, insulina glargina e exenatida.

Os principais achados dos estudos LEAD apontam que o tratamento com liraglutida em todos os casos resultou em bom controle do açúcar no sangue. O percentual de pacientes que atingiram a meta da ADA (Associação Americana de Diabetes) dos níveis de açúcar no sangue (HbA1c <7%) foi significativamente mais alto com todas as doses de liraglutida em todas as comparações. A perda de peso média também foi maior no grupo com liraglutida comparado com os outros grupos.

Existe indicação para o uso de Liraglutida no tratamento da obesidade?

Essa semana saiu na revista VEJA uma reportagem ressaltando o uso desse medicamento como emagrecedor.
Como endocrinologista, gostaria de colocar minha opinião sobre essa reportagem e esclarecer alguns pontos. Em primeiro lugar esse medicamento foi inicialmente aprovado para uso em diabéticos. As demais indicações ainda estão em estudo, portanto temos que ter cautela. Alguns médicos já vem usando em não-diabéticos, mas essa prática é considerada off-label, que significa que não está indicada em bula. Sendo assim, esse fato deve ser muito bem esclarecido ao paciente e no meu entender, deve ser assinado um termo de consentimento esclarecido, em que o paciente se declara ciente dos riscos e benefícios da medicação. Temos que levar em consideração que é um medicamento novo existe há apenas 3 meses no mercado brasileiro e há pouco mais de 1 ano e meio nos outros países, incluindo EUA e Europa. Isto significa que, apesar dos grandes estudos pré venda, a classe médica, na sua maioria, tem pouca experiência em usá-lo na prática clínica. Outra questão é que a medicação é injetável e requer cuidados na usa administração. Seu uso é diário e de alto custo financeiro. Então, não é para todo mundo. Em relação aos efeitos colaterais ele pode causar enjôo e náuseas, podendo seu uso ser restrito para indivíduos com problemas gástricos.

O mais importante de tudo isso, é que provavelmente a perda de peso será temporária se não houver mudança de hábito alimentar. A melhora no padrão alimentar é que garante uma vida mais saudável. Procuramos sempre uma maneira fácil e rápida de emagrecer...Mas emagrecer com SAÚDE é aprender a comer bem! Ter qualidade de vida é praticar atividade física. Não existe remédio no mundo que substitua esse fato! Pensem sobre isso!
Não se esqueçam que seu medico é a pessoa mais importante para discutir essas questões com você. Qualquer medicação deve ter seu uso avaliado em termos de riscos e benefícios. O acompanhamento medico é fundamental e cuidar da nossa saúde como um todo essencial !!!

Saúde a todos, Dra Luciana Spina.

15 comentários:

  1. Cara Dra. Luciana,

    Gostaria de agradecer seu comentário lá no meu blog. Concordo com o que escreveu e exatamente por saber que é um medicamento novo e ainda não aprovado como emagrecedor, que eu não levantei nenhuma bandeira quanto ao seu uso. Apenas informei sobre a existência deste medicamento para meus leitores. Inclusive uma leitora agradeceu a informação via twitter, pois sua mâe é diabética do tipo 2 e não conhece ainda o medicamento. Minha resposta: "-Converse com o méidco da sua mãe a respeito."
    Como profissional qualificada em minha área de atuação, sei reconhecer a importância dos médicos. Em momento algum convidei alguém a tomar tal medicamento como emagercedor. Repito minhas palavras: "Conhecem alguém com diabetes tipo 2? Fica a dica! Mas atenção, todo medicamento apresenta efeitos colaterais e só deve ser prescrito por um médico!"
    Novamente agradeço seu comentário e a possibilidade de expor nossas opiniões. Guardarei seu contato para conversas futuras, ok?
    Atenciosamente, Ranny.

    ResponderExcluir
  2. Não achei email para entrar em contato. Vc poderia colocar no seu blog, um post sobre a reposição hormonal e o ganho de peso. estou tendo este problema. Todos os hormônios para reposição (menopausa) engordam?

    ResponderExcluir
  3. Cara Dra luciana,

    Descobri que tenho 58 anos e descobri que tenho diabetes 2, há 6 meses. Tudo é muito novo para mim, mas desde então estou tomando GLIFAGE 750 XR.
    Minha glicose tem se mantido entre 100 e 120 ( diário). Li sobre esse medicamento na Veja e lembrei que meu médico já havia falado sobre ele, mas como estava me dandi bem com o GLAIFAGE , nem queis experimentar.
    Minha pergunta é: Posso tomar o VICTOZA , por uns 3/4 meses e depois voltar para o GLIFAGE?Obg
    Marcia

    ResponderExcluir
  4. Prezada Nara, nem todos os hormônios engordam e cada organismo reage de uma maneira diferente. Em geral os estrogeneos naturais usados na pele em gel ou adesivo possuem menos efeitos adversos. Converse com seu médico sobre isso. Obrigada pela dica da matéria. Abçs Dra Luciana Spina.

    ResponderExcluir
  5. Marcia, vc poderá usar o Victoza associado ao Glifage. Talvez essa seja a melhor opção. Discuta o assunto com seu médico e boa sorte!
    abçs Dra Luciana Spina

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Luciana, vi seu comentario na pag da revista veja sobre este tema, estava procurando a materia completa para publicar no meu blog quando vi seu comentario. Achei maravilhoso o que você escreveu, e você resumiou meu ponto de vista, add o seu blog aos meus favoritos.
    Parabens pelo recado e pela materia publica aqui.
    Att

    ResponderExcluir
  7. Dra Luciana, seu comentário na Revista Veja sobre o 'NOVO e MILAGROSO Remédio para Emagrecer', deveria fazer parte de uma outra matéria de Capa da VEJA
    .
    Alem de esclarecedor, suas palavras provam que:
    .
    a) Os consultores/reporteres da Revista Veja estão REDONDAMENTE equivocados
    .
    b) A MATÉRIA DE CAPA DA VEJA É PARA VENDER REVISTA (a tese mais provável, uma vez que MILAGRE SÓ DEUS FAZ, se bem que dizem que o apóstolo Valdomiro Santiago da Igreja Mundial faz também)
    .
    Dr Luciana Spina : "Emagrecer com SAÚDE é aprender a comer bem! Ter qualidade de vida é praticar atividade física. Não existe remédio no mundo que substitua esse fato "
    .
    PARABENS SEU BLOG É EXCELENTE www.iecpriopreto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Dr Luciana, uma pergunta:
    .
    Os anorexigenos estao sendo suspensos de comercialização ? Ouço falar a um bom tempo, vejo comentário e nada da proibição
    .
    Será que é uma tática para vender mais ?
    .
    O que esta impedindo a proibição realmente ?

    ResponderExcluir
  9. AGRADEÇO os comentários. Vejam em meu site mais informação sobre a polêmica da suspensão dos anorexígenos. http://www.lucianaspina.com.br/polemica.htm
    A anvisa se colocou contra a indicação do Victoza para tratamento da obesidade. Infelizmente a receita não é controlada e muitos já correram às farmacias sem indicação e acompanhamento de um médico. O Victoza está praticamente esgotado das prateleiras das farmácias!

    ResponderExcluir
  10. Dra Luciana, Boa Noite.
    Achei muito esclarecedora sua opinão sobre o VICTOZA, gostaria de marcar uma consulta com vc, mas como moro em B.Hte, vou consultar um medico aqui, porém queria se possivel ouvir sua opinião pois acho que meu caso e parecido do centenas pelo Brasil.
    1-tenho 54 anos
    2-tenho historico de diabetes na familia (meu pai que faz uso diario de insulina)
    3-tenho 1,70 de altura e estou hoje com 105 kgs
    4-todos meus exames, como glicose,colesterol, acido urico, urina, sangues e etc, etc, etc sempre estão dentro dos paramentros normais.
    5-realizei o exame de Glicose pós-dextrosol e o resultado foi de BAIXA resistencia ao açucar( segundo meu medico, isto significa que estou a poucos passos da diabetes)
    6-preciso urgente perder peso, mas não consigo...fora isto estou perfeitamente saudavel.
    7-na sua opinião o uso do VICTOZA poderia ser indicado para pessoas com meu perfil (com acompanhamento medico)
    Obrigado,
    Mauricio (mauricio.ribersil@gmail.com)

    ResponderExcluir
  11. Prezada Dra. Luciana, boa tarde.

    Tomo a liberdade de escrever-lhe para pedir uma orientação, tenho dificuldades para pagar uma consulta e razão pela qual peço sua atenção.

    Sou obeso e estou com pré-diabetes (109), tenho ouvido muito sobre a VICTOZA e seus benefícios tanto para a pré-diabetes como indiretamente o emagrecimento, todavía, sou portador de HEPATITE C, gostaría de saber se o uso da VICTOSA poderá afetar ou não, e se há qq risco.

    Outrossim, se existe algum programa em que possa conseguir o medicamento pelo Governo como fazem para remédios da diabétes.

    Desculpe incomoda-la e pedir orientação por seu site.

    Atenciosamente,

    Mauricio Santamarca

    ResponderExcluir
  12. OLA DR TENHO DIABETES TIPO 1 DESCOMPESADA USO OS DOIS TIPO DE INSULINA TREZ VEZES AO DIA GOSTARIA DE SABER SE ESTE NOVO MEDICAMENTO PODE ME AJUDAR

    ATT/SILVIO EMAIL SILVIO_PAIXAO123@IG.COM.BR

    AGUARDO RESPOSTA SE POSSIVEL

    ResponderExcluir
  13. BOA noite dr.Luciana Spina. Eu gostaria de saber medicamento para Diabetes usado para emagrecer se e so para pessoas que tem diabetes que pode usar eu não tem e gostaria de saber se eu posso usa para eu preder umas quilios.Eu espero sua resposta.Dr Luciana Spina.Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Dr Luciana tenho 31 anos colesterol alto, pre dibetes e pressão alta tomo atenolol para pressão alta e arritmia cardíaca sinusal ,já fui em vários médicos eles falam para eu emagrecer como se fosse tão fácil preciso emagrecer uns 30 quilos tenho 1,65 e 94 quilos preciso de ajuda sera que este remédio me ajudaria tenho 3 filhos quero velos crescer me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  15. meu email dr Luciana janajhon@hotmail.com sou eu da pergunta de cima janaina

    ResponderExcluir