BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Alerta: Uso de HCG para emagrecer pode ser prejudicial


Delegada apura se tratamento de emagrecimento com HCG tem relação com óbito de Márcia, de 35 anos.

A suspeita de que o uso de medicação para emagrecer pode ter contribuído de alguma forma para a morte da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, levou a Polícia Civil a abrir uma nova frente de investigação no caso.

Márcia, 35 anos, foi encontrada morta no banheiro de sua casa no dia 13. Desde então, a hipótese mais provável era de que a secretária tinha sido vítima de um mal súbito.

Um resultado preliminar da perícia sobre a causa da morte levou a polícia a direcionar a investigação para o tratamento de emagrecimento que Márcia estava fazendo junto com o marido, Claudiomiro Ambrózio. Entre as medicações prescritas ao casal — conforme atestam o depoimento do marido e o receituário apreendido pela polícia — está o HCG injetável.

Chamou a atenção da polícia por se tratar de um medicamento cujo uso não é aprovado por médicos e entidades como a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia para tratamento de obesidade. O HCG (hormônio da gravidez) é usado em tratamentos para a infertilidade, segundo a Anvisa. A polícia quer saber se o HCG ou a combinação de remédios prescritos por um cirurgião plástico podem ter alguma relação com a morte.

A polícia apurou que Márcia e o marido começaram a tomar injeções diárias de HCG uma semana antes da morte. O medicamento teria sido vendido e aplicado pelo próprio médico no consultório. As circunstâncias deste atendimento estão sob investigação, já que o Código de Ética Médica proíbe que médicos vendam medicações.

No consultório, a polícia apreendeu injeções preparadas para aplicação e também embalagens indicando que o HCG foi importado da Alemanha e da Argentina. Conforme a delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, a agenda do consultório revelou que o tratamento é corriqueiro para o cirurgião.

Segundo a polícia, ele admitiu atender entre dois e quatro pacientes com a mesma prescrição por dia. A delegada aguarda o resultado da perícia:

— Vamos verificar se os medicamentos contribuíram ou não para a morte.

Entidades desaprovam uso de hormônio
Logo depois da morte de Márcia Santana, policiais apreenderam na residência dela dois frascos de medicação. Cada embalagem custou R$ 1,4 mil e serviria para uma semana de tratamento.

O material está sendo analisado por peritos. Em menos de uma semana de tratamento, que foi aliado à dieta alimentar, Márcia e o marido já haviam perdido quatro quilos cada um.
Maria Edna, endocrinologista e diretora da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), afirma que, se uma pessoa conseguir mudar o hábito alimentar, perderá peso, mesmo sem tomar remédio. A associação desaconselha o uso de terapias sem fundamento científico, como o HCG.

O risco do uso excessivo de hormônios como o HCG, que podem levar ao desenvolvimento de câncer, fez o Conselho Federal de Medicina emitir, ano passado, uma resolução proibindo a prescrição deste tipo de substância em tratamentos antienvelhecimento. Até o momento, a entidade não recebeu consulta sobre a indicação do HCG para emagrecimento. Se receber, fará um estudo para emitir parecer.

Já em Mato Grosso do Sul, o conselho emitiu parecer: "O uso do HCG no tratamento de obesidade não é recomendado por não apresentar evidências científicas que corroborem a sua eficácia, bem como trata-se de terapêutica com malefícios". Segundo a médica Rosana Leite de Melo, que assinou o parecer, há trabalhos científicos indicando que o uso do HCG pode causar embolia pulmonar e outros efeitos colaterais graves:
— Não existem registros de morte ou de pessoas que tenham sofrido esses efeitos decorrentes do uso do HCG justamente porque é um tratamento para emagrecer não indicado. Por isso, achamos importante divulgar para que os pacientes conheçam os riscos. Uma coisa é estar sujeito a esses riscos para fazer um tratamento de fertilidade, com acompanhamento médico correto, e para o qual o HCG é indicado. Outra coisa é usar o HCG e correr esses riscos sem que o resultado para emagrecer tenha comprovação.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) também desaprova a prescrição do HCG para quem busca reduzir peso.

— Temos diretrizes sobre tratamento para emagrecer e nelas não consta o uso de HCG. Ele não tem nenhum fundamento científico — diz o endocrinologista Airton Golbert, ex-presidente da SBEM.

Fonte: Blog: Dra. Graciele Tombini - Endocrinologista - Porto Alegre

20 comentários:

  1. E incrivel como esse tipo de materia realmente pode mudar a opniao das pessoas. Minha esposa seguiu as diretrizes dos endocrinologistas por um longo periodo,diretrizes essas que prescreviam varias drogas para inibir apetites,ansiedades,dietas que cortavam o uso de manteigas ,ovos mas aumentavam o consumo de cereais,todos os tipos de farinaceos,mandavam comer em 3 e 3 horas e no final ela sempre estava com o mesmo peso ou mais gorda. E quando voltava no medico ela ainda dizia que ela nao estava fazendo corretamente o que ele prescreveu. Depois que fez o uso da suposta maldicao perdeu mais de 10k e esta otima em todos os aspectos,autoestima,sono,pele ,unhas,cabelos etc... Sera que faz mal mesmo? Nos ja temos nossa opniao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Geilton, estou reescrevendo minha estória..ja tentei inumeros tratamentos,fiz uso de vários medicamentos anfetaminas, fitoterapticos, sibutramina, victoza, pronokal, herbalife...aff, a lista é grande..em todos eles, tirando os fitoterapticos e a sibutramina, eu emagreci..mas o rebote veio com força..engordei o dobro, sem contar que perdi muita massa magra..Agora com hcg perdi muita gordura e os resultados continuam..sem dizer q aprendi realmente como me alimentar..Agora, se o hcg em pequenissima quantidade faz mal, imagina nas gravidas!! tem q pensar duas vezes antes de engravidar..esse mercado farmaceutico é muito criminoso! só estao interessados em $$$..

      Excluir
    2. Concordo Geilton, estou reescrevendo minha estória..ja tentei inumeros tratamentos,fiz uso de vários medicamentos anfetaminas, fitoterapticos, sibutramina, victoza, pronokal, herbalife...aff, a lista é grande..em todos eles, tirando os fitoterapticos e a sibutramina, eu emagreci..mas o rebote veio com força..engordei o dobro, sem contar que perdi muita massa magra..Agora com hcg perdi muita gordura e os resultados continuam..sem dizer q aprendi realmente como me alimentar..Agora, se o hcg em pequenissima quantidade faz mal, imagina nas gravidas!! tem q pensar duas vezes antes de engravidar..esse mercado farmaceutico é muito criminoso! só estao interessados em $$$..

      Excluir
    3. Boa noite, gostaria de saber que médico trabalha com este método aqui no Rj,principalmente se for barra ou recreio, alguém sabe me informar?
      obrigada

      Excluir
    4. Boa noite, gostaria de saber que médico trabalha com este método aqui no Rj,principalmente se for barra ou recreio, alguém sabe me informar?
      obrigada

      Excluir
    5. Pode me passar o contato do medico que atendeu sua esposa?

      Excluir
    6. Pode me passar o contato do medico que atendeu sua esposa?

      Excluir
    7. Gostei da sua resposta Geilton, pois também estou cansada dessas conversas de gente que não permite uso de algumas substâncias, mas outras tudo bem, como é o caso de calmantes e antidepressivos avassaladores para o organismo das pessoas. Aqui nesse país e assim, vai para onde correr o maior fluxo de dinheiro !!!!!!

      Excluir
  2. Concordo Geilton, O problema é que muitos médicos não sabem o protocolo correto para este tipo de tratamento, ele existe a 40 anos e deve ser visto com melhor atenção. Pesquise mais informações no site do Dr. Lair Ribeiro, ele é a favor e sabe a forma certa de fazer. Existem drogas muito piores por aí liberadas.

    ResponderExcluir
  3. Concordo Geilton, O problema é que muitos médicos não sabem o protocolo correto para este tipo de tratamento, ele existe a 40 anos e deve ser visto com melhor atenção. Pesquise mais informações no site do Dr. Lair Ribeiro, ele é a favor e sabe a forma certa de fazer. Existem drogas muito piores por aí liberadas.

    ResponderExcluir
  4. Hcg só me fez bem,uma vida tomando drogas receitadas por médico preocupados em ganhar sempre mais e nenhum resultado,agora com hcg com saúde e uma nova vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode por favor me informar o nome do medico que esta te atendendo? É no Rio de Janeiro?

      Excluir
    2. Pode por favor me informar o nome do medico que esta te atendendo? É no Rio de Janeiro?

      Excluir
    3. Bom dia patricia. tem um médico de sp que atende uma vez por mês em bota fogo. Nome dele é Dr Ròdo procura no google, pois no momento estou sem número da clinica.

      Excluir
    4. Bom dia patricia. tem um médico de sp que atende uma vez por mês em bota fogo. Nome dele é Dr Ròdo procura no google, pois no momento estou sem número da clinica.

      Excluir
  5. Hcg só me fez bem,uma vida tomando drogas receitadas por médico preocupados em ganhar sempre mais e nenhum resultado,agora com hcg com saúde e uma nova vida.

    ResponderExcluir
  6. Começei hoje a fazer tratamento. Cansei de usar drogas pra emagrecer

    ResponderExcluir
  7. Começei hoje a fazer tratamento. Cansei de usar drogas pra emagrecer

    ResponderExcluir
  8. Daqui a alguns anos quero ver o comentário de vcs que estão usando HCG,se vai ser tão satisfatório quanto agora.Por que as consequências só aparecem com o tempo.Quando estiverem (fazendo Deus os livre)uma quimioterapia.Cuidado! a vida é uma só.

    ResponderExcluir
  9. Esse pessoal tem mania de proibir o que faz bem e divulgar o que não presta como a sibutramina. Sou médico e conheço a história da naldrexona, muito usado com excelentes resultados em doenças autoimunes, mas não é reconhecida pra esse tratamento sabem porque? Porque é muito baratas não interessa a indústria farmacêutica que continua empurrando goela abaixo os beta interferons da vida.

    ResponderExcluir