BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Minha opinião sobre a suspensão dos emagrecedores derivados de anfetaminas

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta terça-feira (dia 4/10/2011) manter a comercialização e o registro da sibutramina, um dos remédios mais vendidos que atuam na redução do apetite, mas ampliou o controle sobre a prescrição e sobre a utilização do medicamento.
A Anvisa proibiu ainda a comercialização de três outros inibidores de apetite feitos a base de anfetamina: a anfepramona, o femproporex e o mazindol. Num primeiro momento, a sibutramina era considerada a principal vilã na discussão e a ANVISA propunha proibi-la alegando riscos maiores do que benefícios aos pacientes.
Isso porque, no ano passado, a União Européia baniu a venda desse medicamento com base em um estudo feito pelo fabricante, com 10 mil pacientes obesos e com problemas cardíacos ou diabete. Os dados revelaram que havia aumento de 16% de risco de eventos cardíacos.
Foi com base nesse estudo que a agência brasileira passou a restringir a venda desse medicamento (agora ele entrou na classe dos anorexígenos e depende de uma receita especial) e apresentou a proposta pela sua proibição definitiva.
Depois de meses de discussão, no entanto, a história mudou de rumo. Dentro da própria ANVISA ainda não há consenso sobre o destino desses medicamentos.
Membros da Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme), órgão que presta consultoria especializada para a ANVISA, defendem a proibição de todas as drogas para emagrecer. Já a equipe de técnicos da agência voltou atrás e passaram a defender a permanência da sibutramina sob controle ainda mais rígido.
No mesmo mês em que esse assunto era discutido a revista Veja publica uma reportagem exaltando o uso de uma medicação injetável para Diabetes como um verdadeiro milagre no tratamento para emagrecer. A medicação- a liraglutida (VICTOZA), existente no mercado Brasileiro há 3 meses, que era vendida sem receita, se esgota nas farmácias do País inteiro! Milhares de pessoas comprando e se injetando sem indicação e acompanhamentos médicos. Vai entender...Em nenhum momento se fala da importância de mudança de estilo de vida, principalmente de hábitos alimentares. Milagres sim! Saúde que é bom....afinal quem não quer emagrecer de maneira fácil?
Não tão fácil assim. Além do alto custo e de ter que ser aplicado diariamente de forma injetável, o Victoza pode causar efeitos indesejáveis! Todo o remédio tem efeitos colaterais! !!! Até os fitoterápicos, ditos naturais...
Se eu indico remédios para emagrecer? SIM! Cada caso é um caso, não existe receita de bolo! Essas medicações se usadas com critério e acompanhamento medico adequado beneficiam os pacientes. A ANVISA deveria fiscalizar melhor a comercialização e não proibir. Vários remédios são vendidos sem receita pela internet, sem nenhum tipo de controle. As próprias farmácias algumas vezes vendem remédios controlados sem receita...
O medico precisa ser criterioso e saber pra quem ele pode prescrever ou não certas medicações. Nem todo mundo tem a mesma sensibilidade a eles. Enfim, a suspensão das anfetaminas termina com um trágico final para esse capítulo da novela!! Aguardem as cenas do próximo capítulo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário