BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Crescimento na infância e uso de GH

Muitos pais se preocupam com a altura de seus filhos. “Será que ele não está crescendo como deveria”? Como podemos saber se nosso filho não está crescendo bem? Na verdade, toda criança deve ser medida e pesada pelo menos uma vez ao ano. Desta forma, qualquer desvio do normal será percebido rapidamente. Existem gráficos que ajudam nesse acompanhamento. Este acompanhamento regular deveria ser seguido rigorosamente por todos, normalmente pelos pediatras. Notando- se algum desvio na curva de crescimento devemos então realizar uma avaliação com Endocrinologista.
A altura de uma pessoa é resultado da combinação de vários genes oriundos de seu pai e de sua mãe. Em geral, temos 50% de chance de ter uma altura semelhante à do pai ou da mãe. Os irmãos tem 50% de chance de ficarem com alturas semelhantes e apenas 25% de semelhança pode ser esperado em relação a altura de avós e tios. Em gêmeos monozigóticos (“idênticos”), cuja carga genética é a mesma, a altura final será praticamente igual, desde que ambos passem pelas mesmas condições ambientais ao longo do período de crescimento. Entretanto, se um deles tiver algum problema nutricional ou alguma doença crônica, ele poderá perder altura e ficar mais baixo em relação ao outro que não enfrentou condições desfavoráveis.
Quando não existe doença, uma vida saudável, alimentação adequada, atividade física, horas de sono suficiente, tudo favorece um crescimento saudável.
O hormônio de crescimento, conhecido como GH, é produzido pela glândula hipófise, situada na base do crânio, e é muito importante para o crescimento estatural desde os primeiros anos de vida. Em alguns casos pode-se ter deficiência de crescimento por alteração na produção desse hormônio. Embora não seja uma causa muito freqüente deve ser sempre suspeitada quando existe diminuição da velocidade de crescimento de uma criança.
O crescimento é um processo bastante dinâmico que inicia na concepção e se estende até a vida adulta, ocorrendo em intensidades variáveis nas diferentes fases da vida de uma criança e de um adolescente. Cada pessoa irá crescer enquanto seus ossos tiverem cartilagens de crescimento não calcificadas, independentemente da idade cronológica que ela apresente. O amadurecimento e a calcificação destas cartilagens de crescimento dependem principalmente da puberdade. Dois jovens de mesma idade cronológica com diferentes estágios puberais irão crescer de forma diferente. Aquele com um desenvolvimento mais avançado da puberdade provavelmente terá as cartilagens mais calcificadas e mais próximo de parar de crescer do que o outro que está apenas na fase inicial da puberdade. Da mesma maneira, uma menina de 10 anos de idade que esteja com as mamas desenvolvidas, com pêlos pubianos e já apresentou a primeira menstruação deve parar de crescer antes do que uma menina de 12 anos de idade que esteja apenas iniciando o desenvolvimento mamário. Este grau de amadurecimento das cartilagens pode ser avaliado com uma radiografia das mãos e dos punhos para avaliação da “idade óssea”.
Nos meninos, a puberdade e o estirão de crescimento começa em média 2 anos mais tarde do que nas meninas. Essa “demora” prolonga o crescimento antes da puberdade, que associado com um estirão mais intenso e um período de crescimento mais prolongado no sexo masculino, resulta que os homens sejam em média 13 cm mais altos que as mulheres.
O tratamento de reposição (substituição) com GH está indicado em todo indivíduo, independente da faixa etária, que apresente deficiência da produção de GH pela hipófise. A deficiência de GH pode ter início na infância (nanismo hipofisário) ou na vida adulta, por exemplo, por causa de um tumor da hipófise. Na infância, o GH também pode ser benéfico na baixa estatura em meninas com Síndrome de Turner, em crianças nascidas pequenas para a idade gestacional, nos portadores da Síndrome de Prader-Willi, em crianças com insuficiência renal crônica, entre outros.
Em geral, nas crianças com baixa estatura causada pelas diferentes etiologias em que o uso de GH está aprovado, o tratamento pode ser feito até que se atinja a estatura final planejada. Em geral, isso não se baseia na idade cronológica, mas sim na idade óssea e na velocidade de crescimento que a criança está apresentando.
O tratamento com GH é feito através de injeções diárias, aplicadas ao deitar, por via subcutânea (isto é, na gordura) nas coxas, braços, nádegas ou abdome. Não existem preparações em formas de comprimidos, sprays, supositórios ou adesivos.
Os efeitos colaterais são raros mas podem ocorrer, principalmente com uso de doses excessivas. Reações locais da aplicação são incomuns mas podem ocorrer. Raramente o uso de GH pode causar hipertensão intracraniana benigna (“síndrome do pseudotumor cerebral”), que cursa com dor de cabeça, vômitos, alterações visuais, agitação ou alterações da marcha (do ato de andar). Em adultos, os principais efeitos colaterais se relacionam com retenção de água que o GH pode promover, causando inchaço, dores articulares ou musculares, e formigamentos de extremidades, geralmente relacionados com a síndrome do túnel do carpo.
O GH deve ser interrompido quando a resposta não é a esperada, na presença de efeitos adversos, ou quando o paciente não quer mais o tratamento.
Para aqueles interessados no assunto recomendo o site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (www.sbem.org.br) e o artigo 10 coisas que você precisa saber sobre crescimento e GH, que serviu de fonte para essa matéria.

17 comentários:

  1. Doutora, primeiramente queria parabenizá-la pelo excelente artigo. Eu tenho uma dúvida, o GH pode ser utilizado por pessoas que não tem deficiência na produção do mesmo? É possível crescer mesmo após os 21 anos de idade?

    ResponderExcluir
  2. Não deve ser usado se não existe deficiência, salvo em alguns casos muito particulares. Dificilmente crescemos apos 21 anos exceto quando há deficiência hormonal e atraso desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Dra. Lucina, boa noite! tenho um filho de 3 anos, que utilizou medicamentos com corticoides para tratar adenoide hipertrofiada o que ocasionou uma parada no crescimento dele por uns 6 meses. Estamos tratando agora com homeopatia e ele voltou a crescer. Mais ainda está abaixo da altura ideal para sua idade (de acordo com o gráfico da carteira de vacinação), está medindo 94 cm. É possível o uso do GH para recuperar a altura que ele deixou de ganhar ???

    ResponderExcluir
  5. Olá Dra. Luciana Spina. Gostaria da sua ajuda, tenho 19 anos e 1,62 m. Quais caminhos devo tomar para o uso do tratamento com GH.
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,eu sou mulher e tenho 21 anos ,minha altura é de 1,55 e me incomoda muito,minha auto estima fica baixa e ja procurei ler bastante sobre o assunto e saber se teria alguma tratamento ,com toda esta medicina evoluida atualmente,mas a única saída que encontrei foi cirurgia não é?! mas está eu acho complicado. Gostaria de saber de você , se teria algum tipo de medicamento que causa a separacao das epífises ,ou então estimule o crescimento,já no adulto . o gh não funciona ne?! ativas outras funcoes... O alongamento ajuda a crescer alguns poucos centimetros ?

    ResponderExcluir
  7. Aurelio 30/06/2014

    Ola, Dra Luciana. meu filho tem 16 anos, estatura de 150cm, a mesma da mãe dele , o pai, eu, tenho 1,68m, sabemos que a genetica está influenciando no crescimento, mas caso exista algum tratamento que possa auxilia-lo a crescer mais queremos tentar. Aguardo resposta.. Aurelio

    ResponderExcluir
  8. Olá Dra. Luciana,

    Tenho uma filha de 16 anos, estatura 149cm, existe algum tratamento que ela possa fazer?

    Um Abraço,

    Silvana

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Doutora! Minha filha fez 3 anos e mede 85 cm. Cabe uma avaliação? Estamos angustiados pois ela estacionou há 6 meses. Desde já agradeço,
    daniele

    ResponderExcluir
  10. Boa noite doutora,meu filho tem 17anos e tem 1,65cm,q em relação a amigos e bem baixo,existe algum remedio q ajude o desenvolvimento dele? E é possivel marcar uma consulta?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Drª Luciana!
    Meu filho tem 8 anos e está com 1m 40 cm, pesado 56 kilos.
    Ele faz natação é super ativo, mas confesso que estou preocupada com o peso dele. O pediatra orientou levá-lo ao Endocrinologista. Mas já tive a informação que vocâ não aceita plano de saúde. Teria laguém para indicar? Plano Bradesco Top. Obrigada. Mamãe Ani Menezes

    ResponderExcluir
  12. Boa noite! Meu filho tem 10 anos e é o mais baixo da turma de amigos dele da mesma idade. A idade óssea foi estimada em 9 para 10 anos. Eu tenho 1,69 e minha esposa 1,62. A Dra. atende esse tipo de caso (ou vê necessidade), caso positivo marcarei uma consulta. Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Dra. o GH pode ser usado para fins estéticos e anabolizante? Causa algum prejuízo?

    ResponderExcluir
  14. Doutora bom dia, tenho um sobrinho que está com 09 anos mas com peso e estatura de uma criança de 06 e sua mãe, minha cunhada esta buscando tratamento para ele mas passa por muitas necessidades financeiras e ano passado o esposo dela veio a falecer em um acidente de transito, ela não tem como bancar totalmente esse tipo de tratamento pois costuma ser caro, teria como ajuda-la de alguma forma ou indicando algum local que possa? se for necessário custear algo posso tentar com a familia de alguma forma.
    Grato pela atenção.
    Roberto
    roberto_jasbinschek@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Dra. É possível atraves de dieta e alimentação e suplmentação auxiliar no cresciimento de crianças? alguma forma de retardar a puberdade para conseguir uma altura maior? vc atende no rio de janeiro?
    obrigada
    lucianarj@hotmail.com

    ResponderExcluir