BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

domingo, 3 de fevereiro de 2013

"Check Up" para Mulheres


Mulheres: Exames de rotina para manter a saúde em dia.

Na adolescência ao ocorrer a primeira menstruação, a garota deve se consultar pela primeira vez com um ginecologista.
Cerca de seis meses após a primeira relação sexual, a garota deve fazer o seu primeiro exame de papanicolau. Ele detecta lesões que podem evoluir para o câncer de colo do útero.
Alguns médicos pedem o primeiro ultrassom pélvico, que identifica mioma, cistos, pólipos e alterações ovarianas.
Nessa época também se recomenda, em alguns casos, a vacinação para HPV (papiloma vírus).

Dos 20 aos 30
A mulher deve continuar fazendo o papanicolau anualmente e o autoexame das mamas todos os meses, sempre após a menstruação.
Também é bom marcar uma avaliação anual de pintas com um dermatologista. Dessa forma, é possível detectar lesões de melanoma, o tipo mais letal de câncer de pele.
A cada cinco anos, o ultrassom pélvico deve ser repetido.
De três em três anos, é aconselhável checar a capacidade cardíaca com um exame ergométrico, principalmente se houverem fatores de risco como história familiar, sedentarismo, obesidade e tabagismo.

Dos 30 aos 40
Muitos médicos recomendam que se comece a fazer o controle dos níveis de colesterol e de glicemia aos 30 anos (quem está acima do peso ou tem histórico de problemas cardíacos na família deve fazê-lo antes). Aos 35, é hora de agendar a primeira mamografia, que servirá como referência para os exames futuros. O papanicolau continua sendo anual e o ultrassom pélvico, a cada cinco anos. Mantenha o hábito de agendar um teste ergométrico a cada três anos.

Dos 40 aos 50
A mamografia passa a ser anual, bem como o ultrassom pélvico
Assim que a mulher deixa de menstruar, a densitometria óssea entra para a lista dos exames que devem ser realizados todos os anos.
O controle anual de colesterol e glicemia continua e pode ser complementado por um ecocardiograma a cada dois anos, se o médico achar necessário.

Se acontecer cólicas prolongadas, nódulos nas mamas, dores recorrentes ou sangramentos fora de hora, procure seu médico.

Sempre que passar em consulta, o médico checar a sua pressão arterial. Caso tenha alteração, veja com que frequência terá que fazer o controle.

Prevenir é sempre melhor! Cuidar da saúde com estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis é o grande segredo de uma saúde equilibrada. Os exames ajudam a detectar os problemas de forma precoce!

Texto adaptado da matéria: 

http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/saude-mulher/saude-cuidados-vida-toda-702305.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário