BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

domingo, 14 de julho de 2013

Como prevenir a Osteoporose

A osteoporose é uma doença que pode se manifestar na idade adulta, mas que pode ter seu início desde a infância. Logo, é importante conscientizar a população sobre a prevenção e quais os cuidados devem ser tomados desde o início da vida.

A prevenção da osteoporose pode ser feita quando os primeiros sinais de descalcificação aparecem. A osteopenia, fase anterior da doença, e que pode evoluir para osteoporose, atinge 33% das brasileiras com mais de 55 anos. Na maioria dos casos, a osteopenia não é tratada e falta orientação à mulheres sobre os riscos de fraturas já nessa fase da doença.

Segundo a International Osteoporosis Foundation (IOF), a prevenção está calçada em um tripé básico baseado em:
- ingestão de uma dieta balanceada, com verduras, legumes e frutas, rica em cálcio, vitamina D e proteínas;
- prática regular de exercícios físicos para fortalecimento muscular e dos ossos;
- realização de exames para o diagnóstico precoce da doença visando o tratamento. O exame mais comumente utilizado é a densitometria óssea, que deve ser realizado de dois em dois anos para mulheres na pós-menopausa.

Os derivados do leite são indiscutivelmente superiores em conteúdo de cálcio:

• iogurte e queijo: a lactose (açúcar do iogurte) já foi parcialmente destruída, de modo que algumas pessoas que apresentam intolerância à lactose podem não sofrer rejeição ao iogurte e ao queijo. Atenção especial deve ser dada para o conteúdo de gordura comumente presente nesses derivados. Leite e derivados desnatados podem ser ricos em cálcio mesmo sem parte da gordura.

Há outros alimentos que podem ser consumidos com o objetivo de aumentar o aporte de cálcio, fundamental para a prevenção da osteoporose. São eles:

• grãos: o feijão encabeça a lista;

• brócolis: consuma-o, de preferência, cru;

• soja: escolha tofu, leite de soja e outros produtos de soja enriquecidos com cálcio;

• nozes: avelã, castanha de caju e amêndoa estão entre as melhores opções;

• frutas: figos e ameixas são ricos em cálcio;

• vegetais: alface, espinafre e repolho são ótimas escolhas. É preciso ressaltar, no entanto, que os alimentos vegetais são ricos em fibra e fitatos, que reduzem consideravelmente a capacidade de absorção do cálcio;

• salmão e sardinha: além de rico em cálcio, o salmão também é uma boa fonte de vitamina D.

Além disso, conheça outras atitudes relacionadas a mudanças no estilo de vida que contribuem para a prevenção à osteoporose:
- Tome sol, sem filtro solar apenas por 15 minutos, nos horários recomendados: antes das 10h e depois das 14h;
- Faça exercícios físicos como caminhada, corrida, ginástica, musculação e dança. Eles auxiliam no processo de formação da massa óssea nos jovens, mantém a densidade do osso nos adultos e retardam a perda de massa óssea nos idosos;
- Modere o consumo de sal e cafeína. Eles podem acarretar a perda de cálcio do organismo, especialmente se a ingestão de cálcio for inadequada.
Fonte: http://sejafirmeforte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário