BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Osteoporose - Dra Luciana Spina Endocrinologista



Osteoporose significa o enfraquecimento dos ossos, qualquer que seja sua causa. É bastante comum nas pessoas idosas, principalmente naquelas do sexo feminino. O enfraquecimento ósseo ocorre naturalmente com o envelhecimento. No entanto, quando a massa óssea diminui a ponto de aumentar significativamente o risco de fraturas, teremos então a osteoporose.

A osteopenia é definida como um estágio intermediário de perda óssea entre o normal e a osteoporose. Nessa fase, já podem ser adotadas medidas preventivas para se evitar a evolução da osteopenia para a osteoporose.

Aos 80 anos, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens têm a possibilidade de fraturar o quadril. Aos 50 anos, uma mulher tem, até o fim de sua vida, 40% de possibilidade de ter uma fratura causada por osteoporose. No homem, esse risco está em torno de 13%.

Após a menopausa, devido à grande redução da produção do estrógeno, há uma maior perda de massa óssea na mulher. Se não houver reposição adequada deste hormônio, ocorre uma diminuição mais acelerada da massa óssea e consequentemente um maior risco de desenvolver a osteoporose.

Algumas pessoas têm risco de desenvolver osteoporose. São pessoas com familiares portadores de osteoporose, mulheres com menopausa precoce, mulheres em idade de vida fértil, mas com ausência do ciclo menstrual, utilização de corticóides, história passada de fratura causada por pequeno trauma, hipertireoidismo, algumas tipos de câncer, dieta com baixo consumo de cálcio, baixos níveis de vitamina D, uso freqüente de bebidas alcoólicas, tabagistas, pessoas sedentárias.

O método mais utilizado para se medir a massa óssea é a densitometria óssea. Essa medida pode ser realizada no quadril, coluna, punho ou todo o esqueleto.Exames de sangue e urina são, às vezes, necessários para complementação da investigação da osteoporose, mas não para o seu diagnóstico.

Pessoas idosas, mulheres na menopausa e pessoas com outros fatores de risco para osteoporose devem se submeter ao exame de densitometria óssea.

O tratamento preventivo da osteoporose envolve medidas gerais tais como atividade física, abandono do tabagismo, medidas preventivas para quedas, suplementação adequada de cálcio e/ou vitamina D entre outras.

Quais medicamentos podem ser utilizados no tratamento da osteoporose?

O tipo de medicamento mais adequado será definido pelo médico especialista após considerar vários fatores como idade, história clínica, risco de fraturas, efeitos colaterais, doenças associadas e resultados dos exames.
Procure sempre seu médico!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Diabéticos também podem aproveitar as delicias da Páscoa

Nada de privações ou restrições, consumo com moderação de chocolates (sem açúcar) são a melhor opção para quem precisa controlar a taxa de glicemia


Ingredientes:

40 g de chocolate dietético em barra, picado
6 colheres (sopa) de leite desnatado
1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor, branca
4 colheres dosadoras de Adoçante em pó
2 claras
raspas de chocolate dietético em barra para decorar (opcional)


Modo de preparo:

Coloque o chocolate numa panela junto com 2 colheres (sopa) de leite e leve ao fogo em banho-maria. Enquanto aquece, misture a gelatina com o restante do leite e espere 1 minuto. Junte a gelatina ao chocolate e mexa bem até derreter tudo. Retire do banho-maria, acrescente o adoçante e leve à geladeira até começar a endurecer. Bata as claras em ponto de neve firme e misture-as delicadamente ao chocolate. Distribua em taças, decore com raspas de chocolate e leve para gelar.


Rendimento: 4 pessoas

Fonte: Site Diabetes e Saúde

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Alimentação saudável durante a quaresma e a Páscoa


O consumo de peixes e chocolates aumenta significativamente nesta época do ano, tendo em vista a quaresma e a Páscoa.Veja como balancear o cardápio e aproveitar o que há de bom nos chocolates e peixes. O peixe é tradição na sexta-feira Santa, o bacalhau é uma boa opção, devido ao seu potencial nutritivo. Rico em vitaminas B1 e D, sódio, magnésio, proteínas e ácido graxo ômega-3 e ômega-6, grandes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares, é um prato muito saudável. A dica é lembrar sempre de cuidar para que a quantidade de carboidratos dos acompanhamentos, como arroz e batatas, fiquem em equilíbrio.
Além do bacalhau, outros peixes que podem deixar o cardápio muito mais saudável são salmão, pescada, atum e linguado. Mas muito cuidado na hora da compra. Quando frescos, devemos observar algumas características para que realmente consumamos algo saudável: os peixes devem possuir couro/escama firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas; os olhos devem ser brilhantes, salientes e transparentes; as escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele; as brânquias (guelras) devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade e, por fim, com odor característico e não repugnante. É fundamental iniciar a refeição com um prato de salada verde e legumes cozidos, pois apresentam baixa quantidade calórica e são ricos em fibras, que dão maior sensação de saciedade. Para temperar a salada, a melhor opção é utilizar ervas frescas, como o manjericão, alecrim ou cebolinha.

Na hora da sobremesa escolha frutas in natura ou doces de frutas, que além de serem menos calóricas, são nutritivas e ricas em fibras. Porém, se a vontade de comer chocolate for irresistível, prefira os ovos de Páscoa na versão meio amargo ou com uma maior concentração de cacau, já que os outros tipos de chocolates, como ao leite, branco e trufado, entre outros, são preparados com muito açúcar e gorduras. Quando consumidos em excesso, podem trazer prejuízos à saúde.

Muitos desses produtos possuem recheios ricos em gorduras trans, que podem elevar os teores do colesterol (LDL colesterol) e reduzir os níveis de colesterol bom (HDL colesterol) no sangue, com isso, se consumidos em excesso, podem trazer problemas futuros, como o aumento do peso e das taxas de colesterol e triglicérides no organismo.

Na hora da compra dos ovos de Páscoa, é importante ficar de olho e evitar produtos com embalagens sujas, amassadas, com furos, abertas ou com outros sinais de alteração. E as dicas para não sair da Páscoa com peso na consciência são: optar sempre por um ovo pequeno, não ingerir o seu ovo em um único dia (comer pequenas quantidades nos dias próximos da Páscoa), não optar pelas versões diet ou light querendo se livrar da culpa, eles são tão calóricos quanto os tradicionais e, se receber muitos ovos de presente, divida entre os amigos e a família.

Fonte: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/confira-dicas-de-alimentacao-saudavel-durante-a-quaresma-e-a-pascoa/