BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Disruptores Endócrinos



 Disruptores hormonais ou endócrinos são substâncias químicas que causam alterações no sistema endócrino humano e na produção de hormônios, ou seja, modificando a forma como nossas glândulas deveriam funcionar.

Existem centenas de milhares de compostos químicos com ação de interferência hormonal, como plásticos diversos (bisfenol-A, estirenos, hidrocarbonetos), derivados petroquímicos, organohalogenados (contendo moléculas de cloro ou bromo, como dioxinas, policlorados, DDT) e metais pesados (chumbo, cádmio, mercúrio. Infelizmente eles são usados  em nossas lavouras, em utensílios domésticos, no processamento industrial, como conservantes, como retardantes de combustão, em produtos de limpeza e de higiene pessoal.

Essas substâncias nocivas estão contribuindo para nos engordar e nos deixar doentes: obesidade, câncer, doenças cardíacas, diabetes, hipotireoidismo, problemas reprodutivos, puberdade precoce, defeitos congênitos e muito mais.

Veja abaixo alguns dos pequenos cuidados que devemos tomar:

·         Evite usar potes de plásticos para guardar alimentos.
·        Jamais guarde alimentos quentes em embalagens plásticas, prefira as de vidro ou ágata. Nunca permita que o plástico fino de PVC encoste na sua comida.
·    Cafezinho só em xícara ou caneca de cerâmica, evite  sempre que possível os copinhos de plástico ou isopor.
·         Coma alimentos orgânicos sempre que possível.
·        Prefira os cosméticos livres de parabenos. Os filtros solares devem ser usados sem exageros. Quanto mais alto o fator de proteção mais química é utilizada, para uso diário escolha um FPS 15 ou 20, deixe o FPS 60 para os dias de praia.

Precisamos cobrar das Autoridades providências para evitar ou fiscalizar a comercialização desses produtos.

Veja mais sobre o assunto no site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia

Acesse o link abaixo e veja quais são os piores disruptores endócrinos e algumas dicas de como evitá-los.


Nenhum comentário:

Postar um comentário