BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

segunda-feira, 13 de março de 2017

Dieta proteinada ( Dieta da Nasa) x Dieta da proteína

Perder peso pode ser uma grande luta se não houver um tratamento bem planejado, com dietas prescritas por médicos. E mais: a luta pode ser em vão quando os quilos são recuperados a médio ou longo prazo. Com o objetivo de promover o emagrecimento rápido, mas de forma segura e saudável, a dieta proteinada promete atender pessoas obesas ou com sobrepeso que precisam de reeducação alimentar e controle definitivo do peso.

“Diferente da dieta da proteína tradicional, a dieta proteinada é normoproteica, ou seja, com quantidades normais de proteínas, e se difere das outras justamente por isso. Ela não sobrecarrega o fígado e os rins e não aumenta o colesterol. Ao contrário, ela melhora as condições patológicas associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão arterial”, explica a endocrinologista da UFRJ, Luciana Spina.

Enquanto as dietas de proteínas tradicionais são de muito baixa caloria, promovem a perda de peso em maior velocidade e não devem ser feitas continuamente a longo prazo, a dieta proteinada segue o princípio de divisão de etapas.

“A primeira etapa se inicia com restrição de carboidratos, de calorias e processo de cetogênese que vai favorecer a perda rápida de peso com sensação de saciedade e bem-estar. Depois da perda de cerca de 80% da meta desejada, começa a segunda etapa de reeducação alimentar, na qual ainda existe restrição calórica e os carboidratos começam a ser introduzidos no cardápio. Por último, vem a terceira etapa, de manutenção, na qual existe equilíbrio entre o consumo e a ingestão de calorias, para manutenção de peso”, esclarece a especialista.

Na dieta proteinada, a ingestão de gorduras é limitada ao azeite extravirgem e ocorre diminuição dos níveis de colesterol, favorecendo um perfil lipídico mais saudável. Criada pela marca Pronokal (www.pronokal.com/bra), a dieta proteinada, também conhecida como dieta da NASA, já está presente em 15 países, sendo mais de 350 mil pessoas tratadas com o método.

As restrições da dieta são açúcar, arroz, leguminosas, pão, massa , doces, frutas e alguns legumes. Já as fontes de proteínas liberadas: ovos, carnes, aves (carne bovina, carne de porco, frango, peru, coelho, codorna e rã), peixes, mariscos e crustáceos. A quantidade é prescrita segundo as necessidades de cada pessoa.

Fonte: O Sao Goncalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário