BEM VINDOS!

BEM VINDOS ! Espaço exclusivamente utilizado para divulgação de dicas em saúde.
Seguindo as normas éticas do Conselho Federal de Medicina fica vedado ao médico prestar atendimento médico à distância e principalmente pela internet.
A conduta médica depende de avaliação clínica completa.Para maiores informações acessem www.lucianaspina.com.br . Boa leitura!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Consumo de gordura em uma alimentação saudável

Endocrinologista Rio de Janeiro Botafogo Zona Sul RJ - Dra. Luciana Spina - (21) 2103-1500
As gorduras ao contrário do que muitos pensam, desempenham funções importantes no organismo humano. Existem quatro tipos de gorduras encontradas nos alimentos . Veremos a seguir:

1 – Gorduras Trans ou Hidrogenadas - Esse tipo de gordura é produzido artificialmente, e são adicionadas a grande maioria dos produtos industrializados que são comercializados.

2- Gorduras Saturadas - São as gorduras que são encontradas naturalmente nos alimentos de origem animal , como por exemplo, manteiga, carnes em geral, queijos amarelos, bacon, iogurtes, leites,e em alimentos como coco, azeite e óleo de coco, entre outros.

3- Gorduras Poliinsaturadas - São as gorduras encontradas na maioria dos óleos vegetais.

4 – Gorduras Monoinsaturadas - São as gorduras encontradas em alimentos como abacate, azeite de oliva,abóbora, girassol, nozes, castanhas, entre outros.

Desempenho das Gorduras no organismo Humano

Cada tipo de gordura atua de maneira diferente no organismo humano. As gorduras Trans ou Hidrogenadas e as Saturadas, tem uma atuação maléfica no corpo humano, pois podem aumentar o nível de colesterol e de triglicérides na corrente sanguínea além de provocar o entupimento das artérias, causando riscos à saúde .

As gorduras chamadas Monoinsaturadas ou Poliinsaturadas são conhecidas como gorduras do bem, pois as monoinsaturadas tem a capacidade de proteger as artérias do corpo humano, além de promover o aumento do colesterol bom( Colesterol HDL) e reduzir o colesterol mau ou ruim ( Colesterol LDL). Portanto a alimentação deve ser conter nesse tipo de gordura para que ele tenha uma condição melhor de saúde e um desempenho satisfatório em seus treinos físicos.

As chamadas gorduras do bem, as monoinsaturadas e poliinsaturadas, devem fazer parte da dieta alimentar de uma maneira geral, pois possuem propriedades que aumentam o desempenho em atividades físicas.

Entretanto não é somente a ingestão que deve ser alvo de vigilância, a qualidade do nutriente também deve ser objeto de cuidado. Uma boa dieta está relacionada diretamente aos alimentos que se é consumido, já que seu corpo precisa gerar energia para que se tenha um resultado satisfatório. Os alimentos à base de gordura devem fazer parte da dieta, porém de forma controlada e na proporção ideal. Tenha uma boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário